Presidente da Aiba, Wu Ching-Kuo disse que pretende lançar um programa global de profissionalização em 2013

selo

A Associação Internacional de Boxe (Aiba, na sigla em inglês) revelou nesta quarta-feira a intenção de alterar as regras de classificação para os Jogos Olímpicos para que lutadores profissionais possam competir na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Atualmente, apenas boxeadores amadores podem participar dos Jogos. 

Presidente da Aiba, Wu Ching-Kuo disse que pretende lançar um programa global de profissionalização em 2013. O dirigente explicou que boxeadores poderiam juntar-se ao projeto da associação no primeiro ano e recuperar a elegibilidade para a Olimpíada. Ele também afirmou que melhores perspectivas financeiras e a chance de conquistar uma medalha olímpica ajudariam a "iluminar a vida e os sonhos de muitos boxeadores".

A Aiba relaxou as suas restritas regras no ano passado com a criação do World Series Boxing, uma competição que passa por 12 cidades e que paga os lutadores amadores. Os planos da associação poderão entrar em conflito com outras organizações, como o Conselho Mundial de Boxe e a Associação Mundial de Boxe, que distribuem cinturões aos seus campeões mundiais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.