Tamanho do texto

Considerado por muitos como um dos grandes atletas da história, Ali morreu em junho de 2016; ele nasceu em 17 de janeiro de 1942 em Louisville (EUA)

Um dos maiores boxeadores da história, Muhammad Ali completaria 75 anos nesta terça-feira.
Divulgação/Reprodução/Arquivo
Um dos maiores boxeadores da história, Muhammad Ali completaria 75 anos nesta terça-feira.

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, Muhammad Ali completaria 75 anos nesta terça-feira (17). O multicampeão mundial de boxe morreu dia 4 de junho de 2016  e deixou um legado histórico impressionante de vitória nos ringues.

Saiba tudo sobre lutas no iG Esporte

Muhammad Ali fez mais de 60 lutas profissionais e finalizou a carreira com um cartel de 56 vitórias e somente cinco derrotas. Foi campeão olímpico nos Jogos de Roma, em 1960. Além disso, conquistou diversas vezes o título dos pesos pesados em muitas organizações do boxe mundial.

RELEMBRE: O último adeus a Muhammad Ali em 30 fotos

Protagonizou muitos duelos lendários, entre eles, diante de outro grande pugilista, George Foreman, em 1974, no Zaire. Este confronto ficou conhecido como "a luta do século" e foi um dos melhores combates já vistos no boxe.

Muhammad Ali foi 'bailarino' nos ringues e frasista perspicaz fora deles
BBC
Muhammad Ali foi 'bailarino' nos ringues e frasista perspicaz fora deles

Ali faleceu aos 74 anos de choque séptico dois dias após ser internado em estado muito grave com problemas respiratórios em um hospital de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. Ele sofreu, durante os últimos anos de vida, com problemas de saúde, sendo que o Mal de Parkinson o acompanhava desde o início dos anos 1990. Entre o fim de 2014 e início de 2015 foi internado com uma séria infecção urinária.

LEIA MAIS: Muhammad Ali morreu de choque séptico, diz porta-voz da família

Cassius Marcellus Clay Jr., seu nome de batismo antes de se converter ao islamismo, foi enterrado em Louisville, no estado de Kentucky, onde ele nasceu em 17 de janeiro de 1942. Um cortejo com milhares de pessoas, entre elas famosas e anônimas, acompanhou o carro que levava Ali. Além disso, 15 mil pessoas compareceram ao funeral islâmico .

Relembre frases marcantes do eterno lutador

“Somente um homem que sabe o que sente ao ser derrotado pode ir até o fundo de sua alma e tirar dali aquilo que lhe resta de energia para vencer um combate equilibrado”.

“Odiei cada minuto de treinamento, mas não parava de repetir a mim mesmo: ‘não desista, sofra agora para viver o resto de sua vida como campeão’”.

“Sou o maior. Disse isso a mim mesmo inclusive antes de saber que o era”

“No golfe eu também sou o melhor. O único problema é nunca joguei golfe”.

“Um homem que enxerga o mundo aos 50 anos da mesma forma que aos 20 perdeu 30 anos de vida”.

“Não divido o mundo entre os homens modestos e os arrogantes. Divido o mundo entre os homens que mentem e os que dizem a verdade”.

“Não suporto ver sangue. Em muitas das minhas lutas, eu tinha de olhar para o lado”.

“O silêncio vale ouro quando não se consegue achar uma boa resposta”.

“Não vou percorrer 10.000 quilômetros para ajudar a assassinar um país pobre simplesmente para dar continuidade à dominação dos brancos sobre os escravos negros”.

“Cassius Clay é o nome de um escravo. Não foi escolhido por mim. Eu não o queria. Eu sou Muhammad Ali, um homem livre”.

    Leia tudo sobre: Luta