Tamanho do texto

Depois de perder as equipes do Raiders e Warriors, a cidade fica ainda com o Oakland Athletics da MLB, que também já cogitou a saída do município

Oakland Alameda Coliseum, palco dos jogos da NFL e MLB na cidade californiana
Reprodução
Oakland Alameda Coliseum, palco dos jogos da NFL e MLB na cidade californiana

Considerada uma das cidades mais perigosas dos Estados Unidos, Oakland já chegou também a ser eleita uma das menos amigáveis do país. Localizada na Baía da Califórnia, apenas uma ponte separa Oakland da cidade de São Francisco, que ofusca a vizinha como centro financeiro, cultural e turístico.

LEIA TAMBÉM: Jogador da NFL pode ganhar até R$ 1 milhão se perder dez quilos

Atualmente, a cidade abriga um time de cada um dos três mais populares esportes do norte-americano: Oakland Athletics (beisebol), Oakland Raiders (futebol americano) e Golden State Warriors (basquete). Mas pelo o que tudo indica, a sede será por pouco tempo, já que a equipe da NFL fechou a saída do município e o time de Stephen Curry já tem sua deixa programada.

A votação para a transferência do Raiders à Las Vegas aconteceu nesta última segunda-feira (27), na qual o dono da franquia, Mark Davis, conseguiu 31 dos 32 votos de aprovação. Na ocasião, apenas o Miami Dolphins votou contra.

Um dos pontos cruciais para a saída da cidade foi a questão do estádio do Raiders, o Coliseu de Oakland, onde divide até então, com a equipe de beisebol Oakland Athletics. Fundado em 1966, é um dos mais antigos da NFL e além de não apresentar boa estrutura para os jogos de futebol americano, o revezamento com o Athletics modifica as estruturas de campo necessárias para o Raiders.

Projeto do novo estádio do Raiders em Las Vegas
Reprodução
Projeto do novo estádio do Raiders em Las Vegas

Recentemente, a prefeita da cidade Libby Schaaf, chegou a fazer um pedido para que a franquia da NFL permancesse em Oakland, revelando ainda o plano de construção de um novo estádio para o Raiders.

LEIA TAMBÉM: Tinder melhorou desempenho de atletas da NBA, revela dirigente

No entanto, o comissário da NFL, Roger Goodell não depositou muitas esperanças no plano, considerando-o inviável e não específico. "Estamos há quase dois anos buscando uma solução baseada no acesso a um terreno, com um custo específico, sem restrições sobre a localização do estádio ou calendário de construção”, disse ao "East Bay Times".

"Isso é tudo o que estamos pedindo a NFL, reconhecer o seu mercado doméstico, reconhecer que temos um plano viável, levar os Raiders de volta à mesa conosco e esquecer as tentações de Sin City", alegou a prefeita, mas sem sucesso.

Apesar da transferência estar cravada, a mudança oficial só deve acontecer em 2019, pois enquanto isso, um novo estádio da franquia será construído em Las Vegas. Esta será a terceira mudança de cidade em 57 anos de franquia.

"Os Raiders nasceram em Oakland e Oakland sempre estará no nosso DNA. Nós sabemos que muitos fãs estarão desapontados e nervosos, mas nós esperamos que eles não direcionem essa raiva para os jogadores e comissão técnica. Nós planejamos jogar no Coliseum em 2017 e 2018 e queremos ficar lá até o novo estádio estar aberto. Nós amaríamos trazer um título de volta para a Baía", disse Mark Davis.

LEIA TAMBÉM: Stephen Curry: 7 coisas que você não sabia sobre o ídolo do Warriors

Tchau, Warriors

Chase Center, nova casa do Warriors em São Francisco
Reprodução
Chase Center, nova casa do Warriors em São Francisco

A equipe do Golden State Warriors é outra que deixará Oakland. A Oracle Arena, atual casa do time da NBA, foi aberta em 1966 e é a mais antiga da liga. No início de 2017, o time de Stephen Curry começou a construir uma nova arena, mas em São Francisco. Do outro lado da ponte e localizado no bairro de Mission Bay, o Chase Center custará cerca de R$ 3,1 bilhões.

A previsão é de que o Warriors inicie a temporada 2019/2020 da NBA já na nova casa. Além dos jogos da franquia, a arena na cidade de São Francisco possuirá 18 mil assentos e vai acolher ainda restaurantes, cafés, escritórios e praças.

    Leia tudo sobre: NBA