Tamanho do texto

Um carro invadiu o bloqueio da via e atropelou Joseph Kiprono, que venceu a mesma prova no ano de 2015. O estado de saúde do corredor é estável

Joseph Kiprono foi campeão da Maratona de Medellín em 2015 e tenta outra medalha
Reprodução
Joseph Kiprono foi campeão da Maratona de Medellín em 2015 e tenta outra medalha

No dia em que o queniano Eliud Kipchoge bateu o recorde mundial de maratona em Berlim , seu compatriota, o atleta Joseph Kiprono foi atropelado enquanto corria a Maratona de Medellín, na Colômbia. Segundo informações dos organizadores do evento, um carro não respeitou a sinalização e bloqueios da rua e invadiu o percurso.

“Aparentemente, por causa da violação do bloqueio viário por um veículo, um dos atletas que participava da prova de 21 quilômetros foi atropelado”, disse o comunicado. O atropelamento na Maratona de Medellín ocorreu no quilômetro 37.

Kiprono venceu a mesma prova de Medellín em 2015. A organização garantiu que o atleta recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi transferido para um centro médico da capital. De acordo com informações da RED+ Notícias, o estado de saúde do corredor é estável. Segundo boletim médico, Kiprono teve múltiplas contusões e arranhões em tecidos moles, mas não tem fraturas e está fora de perigo.

Na última sexta-feira, em entrevista à agência EFE, o atleta comentou sobre a expectativa para a prova “Gosto dessa corrida porque ela é um pouco difícil, o clima é úmido, mas curto o percurso. Espero concluir a prova em 1h3min” (igualando sua marca de maio deste ano na Meia Maratona de Bugia, na Argélia).

Leia também: Jogadores de Flamengo e Vasco empurram ambulância dentro de campo

A Maratona de Medellín serve como classificatória para a Maratona de Boston , que está marcada para 15 de abril de 2019. Participaram 15.000 atletas de 42 países em diferentes categorias. Não há informações sobre o motorista.

Joseph Kiprono Kiptum nasceu em 25 de setembro de 1987. É especializado em corridas de rua. Foi oitavo lugar na Meia Maratona de Berlim em 2012 e venceu a Maratona de Hannover no mesmo ano.

Outro incidente na Maratona de Medellín

Professor universitário passou mal ao final da Maratona de Medellín e faleceu
Reprodução
Professor universitário passou mal ao final da Maratona de Medellín e faleceu

Segundo o jornal El Colombiano , um atleta identificado como Juan Camilo Arboleda Alzate passou mal assim que cruzou a linha de chegada da Maratona de Medellín e veio a falecer. As informações dão conta que Juan encontrou em colapso e foi transferido para o Hospital Geral da cidade, mas não resistiu.

Leia também: Lewis Hamilton vence GP de Singapura e se aproxima de pentacampeonato

Testemunhas disseram que a ambulância demorou cerca de dez minutos até chegar à Maratona de Medellín . O corredor era professor universitário de jornalismo na Faculdade de Comunicações da Universidade de Antioquia.