Tamanho do texto

Algoz de Bolt, Gatlin tem seu nome envolvido em novo caso de doping. Atleta nega participação em escândalo, mas já fui punido em outras duas ocasiões

Justin Gatlin é um dos esportistas que merecem destaque em 2017
Reprodução
Justin Gatlin é um dos esportistas que merecem destaque em 2017

Campeão olímpico e mundial dos 100 metros rasos, Justin Gatlin tem seu nome envolvido em nova polêmica de doping . O atleta será investigado depois de uma declaração do jornal britânico Telegraph, onde revela que membros da sua equipe contrabandiavam substâncias proibidas para os Estados Unidos através de prescrições médicas. 

Leia também: Cristiano Ronaldo se irrita com elogios a Neymar e pode deixar o Real Madrid

O veículo revelou que estava investigando Gatlin e sua equipe desde julho sobre casos de doping . Em um momento crucial, os jornalistas se encontraram e gravaram uma conversa com o treinador e medalista olímpico Dennis Mitchell, e um agente de atletas, Robert Wagner, admitindo fornecer e administrar testosterona e hormônio de crescimento para um ator, que necessitava as substâncias para realizar um papel em um filme.

Além disso, Wagner disse que Gatlin estaria usando substâncias ilegais para melhorar seu desempenho.

Leia também: Mbappé revela mensagens de Neymar que teriam influenciado sua ida ao PSG

Segundo a reportagem, sua equipe importava os remédios da Áustria e custaria 250 mil dólares (cerca de R$ 820 mil). Mitchell e Wagner foram gravados falando sobre a banalidade do uso de substâncias ilegais e explicando como escapar de um exame antidoping.

A Agência Antidoping dos Estados Unidos declarou que já iniciou um processo investigativo sobre Gatlin, seu treinador e o agente.

Histórico de doping

O velocista já foi suspenso em duas oportunidades por doping. Em 2001 foi punido pelo uso de anfetaminas, onde se disse inocente e que o resultado foi fruto de um remédio que tomava desde a infância, quando foi diagnosticado com transtorno de défcit de atenção e hiperatividade. Em 2006, o caso mais grave. O americano foi banido do esporte pelo uso de testosterona, mesmo negando o uso de qualquer substância. Com a contribuição para a investigação, sua pena foi reduzida para oito anos e , em última instância, caiu para quatro anos fora das competições.

Leia também: Libertadores definirá grupos na quarta-feira; veja os potes

Gatlin foi campeão olímpico dos 100 metros rasos em Atenas, em 2004, e medalhista de ouro no Mundial de Londres, em 2017, onde derrotou Bolt, em sua despedida das pistas.