Tamanho do texto

Garoto de 16 anos de idade teria se perdido da trilha de corrida durante a prova pela categoria júnior e foi atacado por um urso negro

Urso atacou atleta no Alasca durante a Robert Spurr Memorial Hill Climb, tradicional prova de corrida
Divulgação
Urso atacou atleta no Alasca durante a Robert Spurr Memorial Hill Climb, tradicional prova de corrida

No último domingo (18), um jovem corredor morreu devido ataque de urso negro durante a tradicional maratona Robert Spurr Memorial Hill Climb, no Alasca. Aos 16 anos de idade, o garoto identificado como Patrick Cooper competia pela categoria júnior e atravessava uma zona agreste no momento do incidente.

LEIA TAMBÉM: Peruca cai durante prova e prejudica atleta do salto em distância; assista vídeo

De acordo com Nathan Michell, do departamento de polícia de Anchorage, o atleta ainda conseguiu enviar uma mensagem de texto para um familiar e avisou que estava sendo perseguido pelo animal. A partir de então, demais competidores passaram a procurar por Cooper.

Segundo informações do jornal "The New York Times", o diretor da corrida Brad Precosky afirmou que o menino foi atacado após ter se perdido na trilha durante sua prova. O corpo do atleta foi localizado a cerca de 457 metros de distância da trilha onde acontecia a corrida e o animal ainda se encontrava ao redor do garoto. Como o urso de 113 quilos não se afastava, foi necessário que um guarda do parque disparasse um tiro que o espantasse.

LEIA TAMBÉM: Usain Bolt ajuda a cavar cova de amigo atleta morto na Jamaica; assista

Ursos no Alasca

Diferentemente do que muita gente pensa, os ursos no estado norte-americano do Alasca não são apenas os famosos ursos polares. Além deles, existem também os ursos negros e os pardos. Enquanto os ursos "black" chegam no máximo a 150 quilos, os "grizzly" podem atingir um peso de até 300 quilos.

Embora os ursos pardos sejam maiores, suas orelhas são curtas e mais arrendondadas, enquanto a dos negros são mais pontiagudas. Outra diferenciação destes ursos selvagens pode ser dada pelas costas. Enquanto um urso "black" tem as costas lisas quase sem elevação, o "grizzly" tem uma corcunda elevada.

LEIA TAMBÉM: Mulher pioneira na Maratona de Boston volta à linha de partida 50 anos depois

O porta-voz do departamento de "Fish and Game" do Alasca, Ken Marsh, disse que a morte do jovem atleta foi um acontecimento raro e acredita não ter sido uma ação defensiva e nem uma tentativa do urso em proteger os filhotes. "É muito incomum", disse ao "ABC News". "É como se alguém fosse atingido por um raio".