Tamanho do texto

Ben Johnson foi campeão olímpico em Seul 1988, mas testou positivo no doping e perdeu a medalha de ouro 48 horas depois da conquista

O protagonista da propaganda, Ben Johnson, foi campeão olímpico por 48 horas nos Jogos Olímpicos de Seul
Divulgação
O protagonista da propaganda, Ben Johnson, foi campeão olímpico por 48 horas nos Jogos Olímpicos de Seul

Uma campanha publicitária de uma casa de apostas australiana causou indignação no país. A propaganda estrelada pelo ex-atleta Ben Johnson , fez com que o governo lembrasse o histórico do velocista, pego no doping 48 horas depois de conquistar a medalha de ouro nos 100 metros dos Jogos Olímpicos de Seul 1988 .

LEIA TAMBÉM: Usain Bolt ajuda a cavar cova de amigo atleta morto na Jamaica; assista

Na propaganda , Ben Johnson aparece sentado ao lado de vários troféus e a empresa responsável Sportsbet ainda coloca a legenda "campeão olímpico dos Jogos de Seul em 1988". Segundos depois, aparece o complemento: "Por 48 horas", tempo que o canadense nascido na Jamaica ficou com a medalha. Na ocasião, o exame testou positivo pelo uso de esteroides.

"Quando se trata de aprimorar o desempenho, Ben realmente sabe das coisas e é por isso que eles está usando o novo aplicativo da Sportsbet", diz o narrador no vídeo, que tem duração de 1m30seg.

LEIA TAMBÉM: Torcedora mostra os seios para tentar distrair jogador adversário no beisebol

Assista a propaganda:

Polêmicas

No entanto, o governo australiano não gostou nada da campanha. O ministro do esporte, Greg Hunt, afirmou que este tipo de publicidade é considerada uma alusão ao doping no esport e passa a mensagem de que a trapaça é algo bom.

LEIA TAMBÉM: Aos 101 anos, atleta conquista medalha de ouro nos 100m rasos

"A Agência Australiana de Anti-Doping (Asada, sigla em inglês), não tolera a mensagem enviada neste anúncio publicitário, que faz alusão ao uso de drogas para que realçem o desempenho no esporte. A campanha envia uma mensagem completamente errada como se o uso de drogas no esporte fosse normal. A campanha menospreza as realizações de atletas limpos e denigra aqueles que trabalham para proteger e lutar pelo esporte limp oem todo o mundo", divulgou a entidade em comunicado.

No entanto, um porta-voz da empresa responsável pela propaganda disse: "Nós recebemos um bom apoio do público e eles enxergam que é uma piada irônica".