Tamanho do texto

Em 2016, o canadense foi liberado do exame antidoping ao alegar que a droga havia sido ingerida indiretamente, por conta de um beijo em prostituta

Shawn Barber, atleta de salto com vara do Canadá e campeão mundial em 2015
Divulgação
Shawn Barber, atleta de salto com vara do Canadá e campeão mundial em 2015

Campeão mundial de salto com vara em 2015, o canadense Shawnacy Barber era um dos favoritos para os Jogos Olímpicos do Rio, mas finalizou na 10ª colocação. Nesta última segunda-feira (24), o atleta de 22 anos assumiu sua homossexualidade para os amigos e fãs através de uma postagem nas redes sociais.

LEIA MAIS: Ciclista é agredido com taco de beisebol e facadas durante treino; veja estrago

"Gay e orgulhoso! Obrigado aos meus pais pelo grande suporte. Eu continuo crescendo como pessoa e tenho um bom grupo de apoio. Meus pais são meus maiores apoios e têm me ajudado muito recentemente. Aos meus amigos, vocês vão ser sempre meus amigos e eu amo vocês também!", escreveu o atleta em seu perfil do Facebook.

Aos 22 anos de idade, Shawn Barber assume homossexualidade no Facebook
Reprodução/ Facebook
Aos 22 anos de idade, Shawn Barber assume homossexualidade no Facebook

LEIA TAMBÉM: Aos 101 anos, atleta conquista medalha de ouro nos 100m rasos

Doping por cocaína

Em outubro de 2016, um caso polêmico envolvendo o saltador de 22 anos veio à tona na imprensa mundial. Shawn Barber havia testado positivo em exame antidoping realizado em julho daquele ano por conta de cocaína. No entanto, na ocasião, o canadense chegou a ser liberado pelo órgão do governo nacional responsável por doping (Sport Dispute Resolution Centre), para participar dos Jogos Olímpicos.

Através do tribunal de arbitragem, Barber foi considerado inocente após defender a teoria de que a cocaína havia sido ingerida indiretamente. O jovem afirmou que os resquícios da droga encontrada em seu sangue haviam sido por conta de um beijo em uma prostituta que tinha consumido cocaína horas antes.

LEIA TAMBÉM: Mulher pioneira na Maratona de Boston volta à linha de partida 50 anos depois

A mulher, identificada na ata do tribunal como "Pamela W", foi à julgamento e confessou ter consumido a droga horas antes do encontro, tendo ingerido mais uma outra vez durante o encontro com Shawn Barber. O atleta, por sua vez, alegou não ter sentido qualquer "gosto estranho". Segundo ambos informaram, não houve qualquer tipo de transação financeira envolvendo a relação sexual que durou cerca de 30 minutos. 

    Leia tudo sobre: gay