Tamanho do texto

Hackers conseguiram informações sigilosas referentes a atletas que são autorizados a utillizar substâncias proibidas pela Agência Antidoping

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) anunciou nesta segunda-feira que sofreu um ataque cibernético causado pelos hackers russos denominados "Fancy Bear", responsáveis por violarem dados sigilosos do site da Agência Mundial Antidoping (Wada), que puniu recentemente muitos atletas da Rússia.

Leia também: Em novo caso de doping, Rússia perde medalha de Londres 2012

Em comunicado, a Associação Internacional de Federações de Atletismo  informou acreditar que o primeiro ataque foi realizado no último dia 21 de fevereiro, quando os hackers teriam acessado dados dos servidores da entidade por meio de acesso remoto não autorizado. Na ocasião, eles conseguiram informações sigilosas referentes a atletas que são autorizados a utillizar substâncias proibidas pela Wada, mas que são permitidas para fins terapêuticos.

Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) diz ter sido alvo de hackers russos
Divulgação/Iaaf
Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) diz ter sido alvo de hackers russos

Os atletas estão relacionados pela IAAF no grupo para Uso terapêutico (TUE, na sigla inglês). "Não se sabe se essa informação foi posteriormente roubada da rede, mas dá uma forte indicação do interesse e intenção dos hackers, e mostra que eles tiveram acesso e meios para obter o conteúdo deste arquivo à vontade", afirmou a IAAF em comunicado.

Leia também: Seis dos oito atletas mais rápidos da história foram pegos no doping

Descoberta

A entidade ainda afirmou que descobriu sobre a invasão cibernética por meio de uma investigação feita por uma empresa de segurança de informática contratada em janeiro de 2017, quando a Federação promoveu uma atualização técnica em seus sistemas.

"Nossa primeira prioridade é com os atletas que nos forneceram informações que eles acreditavam ser seguras e confidenciais. Eles têm nossas sinceras desculpas e nosso total compromisso em continuar a fazer tudo que estiver em nosso poder para remediar a situação e trabalhar com as melhores organizações para criar um ambiente seguro", disse o presidente da IAAF Sebastian Coe.

Leia também: Relação sexual pode ter causado doping de atletas, diz vice-ministro russo

A Associação Internacional de Federações de Atletismo já contatou todos os atletas que integram o grupo autorizadoa fazer uso de medicamentos desde 2012 para que eles possam fazer questionamentos e tirarem dúvidas sobre o possível ataque cibernéticos.