Tyson Gay e Asafa Powell engrossam lista de doping no atletismo. Relembre casos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Velocistas dos Estados Unidos e da Jamaica foram flagrados no exame e afastados do Mundial de atletismo que acontece em Moscou, na Rússia, em agosto

Getty Images
Ben Johson venceu a prova dos 100m rasos nas Olimpíadas de Seul, mas perdeu a medalha

O norte-americano Tyson Gay e o jamaicano Asafa Powell são os nomes mais recentes do atletismo flagrados no exame antidoping. Os velocistas, além da também jamaicana medalhista olímpica Sherone Simpson e outros três atletas do país, foram pegos no exame e estão fora do Campeonato Mundial de Atletismo, que acontecerá em agosto em Moscou, na Rússia. 

Deixe seu recado e comente com outros leitores

Os casos de doping não são novidade no atletismo, principalmente entre velocistas, como Gay e Powel. Alguns se tornaram lendários, como Ben Johnson ou Marion Jones. No Brasil, um escândalo de doping estourou às vésperas do Mundial de 2009. Por aqui, nomes como Maurren Maggi já foram pegas no exame. A saltadora é um exemplo que quem foi punido, voltou após suspensão e se consagrou com ouro olímpico. 

Leia mais: Tyson Gay e Asafa Powell são pegos no doping e estão fora do Mundial

Entretanto, há casos até de morte no esporte que podem estar relacionadas ao doping. A velocista norte-americana Florence Griffith faturou três medalhas olímpicas em Seul 1988 e morreu 10 anos depois, vitima de ataque cardíaca. Há suspeitas de que ela usava substâncias proibidas como anabolizantes. 

Relembre casos na galeria abaixo: 

Maureen Maggi - foi pega em 2003 com clostebol e disse que não sabia que a substência   estava em um creme cicatrizante. Acabou com dois anos de suspensão. Foto: Getty ImagesBruno Lins - foi um dos envolvidos no doping de atletas que da equipe Rede Atletismo pegos com EPO em 2009. Ficou 2 anos suspenso. Foto: DivulgaçãoLucimara Silvestre - escândalo teve 5 atletas que pegaram 2 anos de pena.Além de Bruno, estavam no grupo: Jorge Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara. Foto: APGeisa Arcanjo - campeã mundial juvenil de arremesso de peso testou positivo para hidroclorotiazida, um diurético, e ficou quase um ano suspensa. Foto: Divulgação/CBAtBen Johnson - caiu no doping pela 1ª vez em 1988, por uso de esteróides, e perdeu ouro olímpico. Foi pego de novo em 1993 e acabou banido. Foto: Getty ImagesMarion Jones - confessou ter usado esteróides em Sydney 2000 e, além de 2 suspensa, teve que devolver suas cinco medalhas. Ela ainda foi presa por mentir para autoridades. Foto: Getty ImagesFlorence Griffith - ela faturou três ouros nas Olimpíadas de Seul 1988. Morreu 10 anos depois, vítima ataque cardíaco e suspeita-se de doping. Foto: Getty ImagesKatrin Krabbe - velocista alemã foi punida em 1991 porque seu exame mostrava urina idêntica a de outras competidoras. A adulteração é caso de doping. Foto: Getty ImagesLindford Christie - britânico, mais um corredor dos 100 metros, testou positivo para nandrolona em 1999 e ficou dois anos suspenso. Foto: Getty ImagesJustin Gatlin - velocista norte-americano campeão olímpico de Atenas 2004 foi pego por testosterona, ficou quatro anos suspenso e voltou em 2010 . Foto: Getty ImagesDwain Chambers - resultado do velocista britânico deu positivo para THG em 2003. Ele foi a mais um a pegar dois anos de suspensão e voltou a competir em 2008. Foto: Getty ImagesTim Montgomery -  Pego em 2004 pelo uso de testosterona e hormônios para crescimento, o velocista acabou suspenso por dois anos. Foto: Getty ImagesKonstantinos Kenteris - grego e a esposa Ekaterini Thanou, medalhistas olímpicos, não se apresentaram para exame de doping e acabaram punidos. Foto: Getty ImagesTyson Gay - norte-americano é um dos mais recentes casos de doping e está fora do Mundial de Atletismo que acontece em Moscou, na Rússia, em agosto. Foto: APAsafa Powell - jamaicano  testou positivo para o estimulante oxilofrine e também está fora do Mundial. Foto: Streeter Lecka/Getty ImagesSherone Simpson - também jamaicana foi pega no doping com a mesma substância do compatriota Asafa Powel. Foto: Getty Images


Saiba mais sobre o caso de doping de Gay e Powell no vídeo abaixo:


Leia tudo sobre: dopingatletismotyson gayasafa powell

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas