Tejo é um esporte tradicional na Colômbia
Reprodução
Tejo é um esporte tradicional na Colômbia

Uma atividade que une bocha, pólvora, cerveja e lançamento de disco: este é o Tejo, esporte popular na Colômbia. Praticado há séculos, este entretenimento explosivo nem sempre teve elementos bizarros como característica. A introdução da pólvora e da bebida alcoólica surgiu com o tempo. Mas é exatamente a adição destes aspectos que torna este esporte um dos mais estranhos ao redor do mundo. Que tal conhecer um pouco desta prática?

Leia mais: Esportes estranhos pelo mundo: Chess Boxing, a mistura do xadrez com boxe

Alvo do Tejo
Reprodução

Alvo do Tejo

O jogo é simples e as regras são parecidas com a bocha . Mas ao invés da bola, o protagonista aqui é o disco (chamado de tejo ). O esporte consiste em arremessar o disco em um alvo, que é repleto de pequenos envelopes em formato de triângulo contendo pólvora . O objetivo é acertar o alvo e, de quebra, explodir o máximo de envelopes possível.

O entorno do alvo é composto por argila, para que os discos arremessados possam ser amortecidos. Ao acertar o alvo e conseguir uma ou mais explosões, o competidor soma nove pontos. Caso acerte no alvo mas não haja explosão, o participante ganhará seis pontos. E, caso consiga alguma explosão fora do alvo, o jogador fica com três pontos. Tudo isso regado a muita cerveja . O esporte pode ser praticado por competidores individuais ou por equipes.


Leia mais: Esportes estranhos pelo mundo: Buzkashi, uma versão sangrenta do polo

Origem

Acredita-se que o Tejo surgiu há mais de 500 anos, com os indígenas colombianos. Em sua origem, o disco era composto por ouro e, com o tempo, acabou sendo substituído por outros metais. Há uma teoria, embora não comprovada, de que os explosivos foram acrescentados ao jogo na época da colonização espanhola.

Estátua em Turmequé, na Colômbia, em homenagem ao início do Tejo
Reprodução
Estátua em Turmequé, na Colômbia, em homenagem ao início do Tejo


O Tejo na sociedade colombiana

O jogo está presente principalmente entre as classes mais populares da Colômbia . Além de ser praticado como um hobby por muitos, o esporte também tem seu lado mais organizado, com a realização de competições disputadas por diversas equipes. Nestes torneios, há entrega de prêmios, troféus e medalhas.

O Tejo também se mostra como uma opção de diversão para viajantes e mochileiros que passam pela Colômbia. Os locais de hospedagem do país quase sempre recomendam aos turistas as arenas em que o jogo é praticado.

A questão da bebida alcoólica

O fato de o jogo ter o consumo de cerveja como uma de suas características faz com que empresas da bebida explorem a imagem deste esporte. No entanto, muitos colombianos demonstram que não querem mais essa associação do Tejo com a cerveja e lutam para que o esporte possa desfazer este vínculo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!