O Conselho do Comitê Nacional Olímpico Italiano (Coni) deliberou nesta quarta-feira, por unanimidade, a candidatura conjunta das cidades de Milão , Turim e Cortina para sediar os Jogos de Inverno (Olímpicos e Paralímpicos) de 2026.

Leia também: COI anuncia que sete países disputarão candidatura dos Jogos de Inverno de 2026

O presidente do Comitê Nacional Olímpico Italiano, Giovanni Malagò, anunciou a candidatura tripla da Itália aos Jogos de Invernos de 2026
Divulgação
O presidente do Comitê Nacional Olímpico Italiano, Giovanni Malagò, anunciou a candidatura tripla da Itália aos Jogos de Invernos de 2026

A candidatura conjunta prevê um investimento total de 376 milhões de euros (cerca de R$ 1,6 bilhão) e tem sido considerada "low cost" pelos dirigentes italianos, na comparação com a organização dos Jogos de Inverno em apenas uma cidade.

O presidente do Coni, Giovanni Malagò, apresentou o projeto em detalhes nesta quarta-feira. "No momento, somos apenas candidatos. Não somos sede das Olimpíadas, só nos inscrevemos na disputa", comentou. "Trata-se de uma grande oportunidade para o nosso país", acrescentou.

Leia também: Esportes de neve do Brasil já miram os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Problemas para a candidatura aos Jogos de Inverno

Giuseppe Sala, prefeito de Milão, quase melou a candidatura tripla da Itália aos Jogos de Inverno de 2026
Divulgação
Giuseppe Sala, prefeito de Milão, quase melou a candidatura tripla da Itália aos Jogos de Inverno de 2026

Mas a deliberação do Coni foi ofuscada por uma carta pública do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que, na última hora, ameaçou retirar a cidade do projeto, alegando que o município estaria disponível apenas para receber jogos ou eventos.

No Twitter, Sala acusou Malagò de falta de transparência, argumentando que o projeto foi aprovado sem que as Prefeituras das cidades envolvidas tivessem-no à disposição. "Não havia clareza ontem, e nem existe clareza hoje", criticou.

Já a prefeita de Turim, Chiara Appendino, limitou-se a dizer que a cidade "estava à disposição" do governo na candidatura, mas fontes locais afirmam que o município preferia ser a única candidata aos Jogos.

Leia também: Confira as mais belas atletas presentes nos Jogos de Inverno de PyeongChang

Enquanto isso, o governador da região de Piemonte, Sergio Chiamparino, criticou que a escolha de Cortina é "irracional", já que a cidade de Cesena conta com uma infraestrutura de pistas de esqui, que seriam usadas nos Jogos de Inverno .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!