Os presidentes da região do Vêneto e das províncias autônomas de Bolzano e Trento, no norte da Itália, chegaram a um acordo para apresentar uma candidatura tríplice a sede dos J ogos Olímpicos de Inverno de 2026 , desafiando Turim .

Leia também: Candidatura de Turim para Jogos de Inverno de 2026 recebe primeiro 'sim'

Aneis Olímpicos dos Jogos de Inverno
Ansa
Aneis Olímpicos dos Jogos de Inverno

O objetivo é levar as Olimpíadas para as Dolomitas, zona montanhosa situada nos Alpes da I tália e tombada pela Unesco, tendo Cortina d'Ampezzo, uma das mais célebres estações de esqui da Europa, como principal cidade.

A decisão foi tomada após uma reunião em Veneza entre os presidentes do Vêneto, Luca Zaia, e das províncias de Bolzano, Arno Kompatscher, e Trento, Ugo Rossi - essas duas últimas formam a região de Trentino-Alto Ádige.

"Rossi e Kompatscher confirmaram a Zaia o interesse e a disponibilidade em colocar à disposição instalações e estruturas para sediar o evento esportivo", diz uma nota conjunta. No entanto, os três ressaltaram que os Jogos de Inverno devem ser "sustentáveis" do ponto de vista ambiental e de transportes.

Há cerca de duas semanas, o presidente de Bolzano havia recusado a hipótese de se juntar à candidatura do Vêneto, alegando que, no modelo atual, as Olimpíadas dificilmente terão "impacto zero". Dessa forma, caso saia vencedora, Cortina d'Ampezzo deve concentrar a maior parte das competições e usar apenas algumas estruturas em Trentino-Alto Ádige.

A cidade de 5,8 mil habitantes já sediou os Jogos de Inverno, em 1956, assim como Turim, que recebeu o evento em 2006. Ambas devem disputar para representar a Itália na eleição que definirá a casa das Olimpíadas de 2026.

Leia também: Esportes de neve do Brasil já miram os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Turim cria associação

Após ter declarado interesse de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026, a cidade de Turim, na Itália, criou nesta terça-feira (27) uma associação para avaliar a candidatura.

A associação sem fins lucrativos cuidará dos estudos, análises e atividades de pesquisa necessárias para avaliar a viabilidade de Turim receber o evento esportivo.

"Verificamos através da associação se o evento olímpico irá gerar valor duradouro para os territórios envolvidos", disse a prefeita de Turim, Chiara Appendino.

Ainda de acordo com Appendino, o modelo organizacional da associação "Torino 2026" deverá ter "diretrizes obrigatórias para a reutilização e recuperação de estruturas existentes", além de "proteção ambiental e uma gestão cuidadosa dos recursos econômicos".

Leia também: Confira 10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul

No dia 17 de março, a prefeita de Turim enviou uma carta ao Comitê Nacional Olímpico Italiano (Coni) confirmando o interesse da cidade em sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!