Os advogados de defesa do presidente afastado do Comitê Olímpico Brasileiro ( COB ), Carlos Arthur Nuzman, protocolaram nesta terça-feira, no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), um novo pedido de soltura para o dirigente. Nuzman está preso desde a semana passada, acusado de envolvimento em um suposto esquema de compra de votos no Comitê Olímpico Internacional ( COI ) para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos 2016.

Leia também: Assistente de franquia da NFL se demite após vídeo cheirando pó branco

Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, foi preso pela PF acusado de envolvimento num suposto esquema de compra de votos para a escolha do Rio como sede olímpica
Antonio Cruz/Agência Brasil
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, foi preso pela PF acusado de envolvimento num suposto esquema de compra de votos para a escolha do Rio como sede olímpica

Na última segunda-feira, o juiz da 7ª Vara Federal Criminal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, acatou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) no estado e transformou a prisão de Nuzman de temporária para preventiva.

Argumentos

No pedido de habeas corpus do cartola de 75 anos, os advogados Nélio Machado, João Francisco Neto e Guido Ferolla alegam que a prisão preventiva do dirigente é "medida abusiva, desnecessária e ilegal".

A defesa nega que Nuzman tenha “vínculo, de qualquer natureza, no campo de ilicitudes penais, em obras de empreiteiras, com sobrepreço e propinas, como deduzido em delações premiadas, que não se referem ao nome do paciente [Nuzman]”.

Leia também: Ex-jogador Fábio Rochemback é autuado por envolvimento em rinha de galos

Os advogados também alegam que os eventos apontados pelo magistrado da 7ª Vara Federal Criminal não ultrapassam “limites de meras suspeitas, vagas conjecturas, incontáveis ilações, contexto que não oferece respaldo” para a decretação da prisão preventiva.

O juiz Bretas destacou que o objeto da investigação não se restringe à compra dos votos, que “seria apenas mais uma etapa de outra empreitada criminosa, bem maior, levada a efeito pela organização criminosa instalada na intimidade da administração do estado do Rio de Janeiro. Como já exaustivamente descrito nas decisões cautelares anteriores, às quais me reporto, a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de2016 teria criado a oportunidade adequada para a realização de várias obras de grande porte neste Estado”, indicou.

Leia também: Veja quais são as 17 seleções garantidas na Copa do Mundo de 2018

Bretas apontou ainda a evidência, por parte de Nuzman, de comportamento “tendente a promover ocultação criminosa de bens e direitos, sob a falsa aparência de regularidade fiscal”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!