Thomas Bach, presidente COI
Divulgação
Thomas Bach, presidente COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (19), que sua comissão executiva irá se reunir em Lausanne, na Suíça, para discutir os processos de definição das sedes dos Jogos Olímpicos dos anos de 2024 e 2028. A reunião acontecerá em 9 de junho e ainda irá relacionar as mudanças de regras para recebimento das Olimpíadas de Inverno de 2026.

LEIA TAMBÉM: Carro voador deve acender a pira olímpica em Tóquio 2020

A intenção do COI e do presidente da entidade, Thomas Bach, é de que se possa definir na data em questão as sedes para as duas únicas cidades candidatas que ainda disputam para sediar os Jogos de 2024.

Até então, o anfitrião das Olimpíadas de 2024 seria escolhido em 13 de setembro em Lima, capital do Peru. Mas em março, o presidente pediu para que os quatro vice-presidentes da entidade se reunissem para que a escolha combinada dos dois próximos eventos acontecessem.

De acordo com informações do "Estadão", o ponto central da reunião do próximo mês é baseado no relatório destes quatro dirigentes ao comitê, que é composto por 13 membros. Da mesma forma, os líderes das delegações de Los Angeles e Paris irão até a Suíça para apresentar formalmente os planos das cidades.

LEIA TAMBÉM: Japão pede doação de smartphones velhos para fazer medalhas olímpicas

Los Angeles 2024
Divulgação
Los Angeles 2024
Paris 2024
Reprodução
Paris 2024

Se ambas forem aceitas, será ainda necessário decidir qual delas será a primeira sede do evento de 2024, já que Tóquio receberá os próximos Jogos em 2020. Neste caso, pode ser que o Comitê permita que haja uma votação, ou então, fazer um acordo entre as duas cidades concorrentes.

LEIA TAMBÉM: Budapeste desiste de sediar os Jogos Olímpicos de 2024

Turbulência

Recentemente, Bach ainda afirmou que as candidaturas produzem "muitos perdedores", demonstrando assim sua preocupação em relação à cidade derrotada no processo dos Jogos de 2024 não se apresentar para o evento seguinte. Vale lembrar ainda que a capital da Hungria, Budapeste, já retirou sua candidatura para o evento.

Sem Budapeste, esta foi a quarta desistência para a disputa da sede de 2024. Roma, a capital italiana, era apontada como uma das favoritas à candidatura, mas anunciou a retirada após a prefeita Virginia Raggi assumir o governo da cidade. Já Boston (EUA) e Hamburgo (Alemanha), desistiram de sediar o evento por causa da pressão popular, que não queria que os Jogos acontecessem nas respectivas cidades.

Entrar em um acordo com uma das duas principais cidades do mundo seria resultar em baixo risco e estabilidade para o COI, depois de uma má fase nos processos de candidatura para as definições de futuras sedes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!