Com francês no comando, barco da China venceu etapa e agora lidera campeonato com apenas cinco pontos perdidos

Barco chinês venceu etapa da Volvo Ocean Race pela primeira vez
Rick Tomlinson/Volvo Ocean Race
Barco chinês venceu etapa da Volvo Ocean Race pela primeira vez

O Dongfeng Race Team fez a alegria dos fãs chineses ao vencer a terceira etapa da Volvo Ocean Race na segunda-feira. O barco asiático cruzou a linha de chegada no fim da noite (horário de Brasília) e foi recebido pelos seus torcedores, que lotaram a Vila da Regata em Sanya.

O barco chinês, comandado pelo francês Charles Caudrelier, também fez história ao ser o único do país a vencer uma etapa da Volta ao Mundo. O resultado também coloca o time na liderança do campeonato com apenas cinco pontos perdidos.

"Foi a etapa mais estressante que já participei em toda minha vida, mas o resultado foi fantástico", disse Caudrelier. "A passagem pelo Estreito de Malaca foi o ponto mais difícil da perna".

A equipe completou a regata de 4.642 milhas náuticas em 23 dias, 13 horas, 31 minutos e 38 segundos. O barco Dongfeng também ficou na liderança por 22 dias, ou seja, quase que a etapa entre Abu Dhabi e Sanya completa.

A façanha histórica mostra a evolução na vela chinesa. O Dongfeng Race Team é o terceiro barco do país na regata, após as campanhas do Green Dragon e Team Sanya, em 2008-09 e 2011-12, respectivamente. Além de ter um veleiro, os chineses contam com seis tripulantes do país a bordo. "É um projeto a longo prazo", concluiu Caudrelier, que não deixou de elogiar o desempenho de seus colegas de equipe.

Os barcos que cruzaram a linha de chegada na sequência do Dongfeng, já na terça-feira (27), foram Abu Dhabi, Team Alvimedica, MAPFRE e Team Brunel.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.