Atleta do vôlei de praia, que já ganhou três medalhas olímpicas, foi escolhido por aclamação. A lista completa tem 19 atletas

Emanuel (ao lado do parceiro Alison) exibe a medalha de prata obtida em Londres 2012
AP
Emanuel (ao lado do parceiro Alison) exibe a medalha de prata obtida em Londres 2012

Na primeira reunião após a eleição para o ciclo entre 2013 e 2016, quando serão disputados os Jogos Olímpicos do Rio, a Comissão de Atletas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) escolheu o seu novo presidente. Três vezes medalhista olímpico, Emanuel foi eleito por aclamação e será o principal membro entre os 19 da comissão.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

"A Comissão de Atletas é um fórum em que todos têm a oportunidade de expor suas ideias e levar aos atletas de suas modalidades e dos esportes que tem mais contato. A grande intenção do COB é fazer com que os atletas estejam mais próximos das decisões. Como os próximos Jogos Olímpicos serão aqui e são tantas as responsabilidades em cima dos atletas, temos que saber o nosso papel e começarmos a interagir para desenvolver ainda mais o esporte brasileiro", afirma Emanuel, que substitui o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman.

Além de presidir o grupo, o campeão olímpico de Atenas 2004 também integra a Wada (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping).

Veja também: Carrinho de rolimã ajuda Jadel Gregório a estrear sem medo no bobsled

Além da eleição de Emanuel, foram anunciados os quatro integrantes indicados pelo Conselho Executivo do Comitê: o ginasta Arthur Zanetti, o nadador Thiago Pereira, e os ex-atletas Gustavo Borges e Hortência. Esta última ainda foi escolhida como vice-presidente da Comissão.

Leia também: COI diz que obras para o Rio 2016 estão no prazo, mas seguirá vigilante

"Gostaria de parabenizar aos atletas eleitos para esta nova comissão. Esta é a primeira eleição que realizamos nos mesmos moldes da comissão de atletas do COI, em um processo 100% democrático em que os atletas que participaram dos últimos dois Jogos Olímpicos foram eleitos pelos seus próprios colegas", exalta Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

Acompanhe o blog Espírito Olímpico

Catorze integrantes da Comissão foram eleitos através de votação online realizada entre os mais de 200 atletas que participaram das últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008 e Londres 2012. Eles juntaram-se à snowboarder Isabel Clark, que permanece no grupo até os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, e aos quatro integrantes indicados pelo Conselho Executivo do COB. Entre eles, Arthur Zanetti.

"Para mim, fazer parte da Comissão de Atletas do COB será muito positivo. É muito bom poder ter esse contato direto, conversar e dar a nossa opinião. Acredito que essa indicação também será importante para a ginástica, que poderá contar com um representante lá dentro. Estou feliz em ser um dos escolhidos", afirma o campeão olímpico das argolas em Londres 2012.

Criada em 2009, a Comissão de Atletas do COB é o principal canal de comunicação entre eles o comitê. A duração do mandato dos 18 componentes vai até o final do ciclo olímpico atual, com os Jogos do Rio-2016.

Confira a lista completa dos 19 atletas da nova Comissão de Atletas do COB:

Presidente: Emanuel (vôlei de praia)
Vice-Presidente: Hortência (basquete) - Indicada pelo Conselho Executivo do COB
Fabiano Peçanha (atletismo)
Fabiana Alvim de Oliveira - Fabi (vôlei)
Chana Masson (handebol)
Fabiana Murer (atletismo)
Tatiana Lemos (natação)
Robert Sheidt (vela)
Fernanda Oliveira (vela)
Marcelo Machado - Marcelinho (Basquete)
Yane Marques (pentatlo moderno)
Nivalter Santos de Jesus (canoagem)
Rafael Silva (judô)
Maria Portela (judô)
Renzo Agresta (esgrima)
Isabel Clark (snowboard) - Permanece na Comissão até Sochi 2014
Arthur Zanetti (ginástica artística) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Thiago Pereira (natação) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Gustavo Borges (natação) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.