Sobreviventes de tragédia nos Andes jogam partida simbólica de rúgbi no Chile

Veteranos estão no Chile para lembrar o 40º aniversário do acidente aéreo, no qual morreram 29 das 45 pessoas que estavam a bordo do avião

EFE |

EFE

Os sobreviventes da equipe uruguaia de rúgbi que protagonizou a tragédia dos Andes, na qual ficaram 72 dias isolados no alto dessa cordilheira após um acidente aéreo em 1972, disputaram neste sábado, no Chile, uma partida amistosa de rúgbi contra seus pares do Old Grangonian Club.

Os veteranos desportistas estão no Chile para lembrar o 40º aniversário do acidente aéreo, no qual morreram 29 das 45 pessoas que estavam a bordo do avião, e para agradecer às autoridades chilenas por sua ajuda no resgate.

EFE
Sobreviventes de tragédia nos Andes fizeram jogo festivo de rúgbi

Este duelo amistoso, que vem sendo disputando nos últimos 40 anos, tem além disso um sentido simbólico, já que é o mesmo que os uruguaios iam jogar quando tiveram o acidente. No dia 13 de outubro de 1972, um avião que transportava uma equipe de jogadores de rúgbi uruguaios e vários familiares caiu em plena cordilheira andina a caminho de Santiago do Chile para disputar tal partida.

Apenas 16 dos 45 passageiros e tripulantes do avião sobreviveram à "tragédia dos Andes", como logo foi denominada as tribulações que viveram e que já foram levadas em algumas ocasiões anteriores ao cinema e à literatura. Nesta sexta-feira 14 dos 16 sobreviventes foram recebidos pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, no Palácio da Moeda, sede do Governo.

Antes da partida amistosa, aterrissaram no campo do Old Grangonian Club, em Santiago, dois helicópteros da Força Aérea chilena, um dos quais participou do resgate há 40 anos. EFE gs/ma (foto) (vídeo)

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: uruguaichilerugbitragédia dos andesandes

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG