Tamanho do texto

Tito Sena, que havia conquistado a prata nos Jogos de Pequim, levou a 21ª medalha dourada para o Brasil em Londres

O Brasil já subiu ao lugar mais alto do pódio no último dia das Paralimpíadas de Londres. Na maratona classe T46, Tito Sena arrancou no final e venceu a prova com o tempo de 2h30min40, sua melhor marca na carreira. 


Deixe seu recado e comente com outros leitores

Sena passou quase todo o percurso de 42 km na segunda colocação. Nos quilômetros finais, acelerou e assumiu a liderança para cruzar a linha de chegada em primeiro. A prata ficou com Abderrahman Ait, que era o líder até o sprint do brasileiro. O belga Frederic van den Heede conquistou o bronze. Outro brasileiro da prova, Ozivam Bonfim ficou na quarta colocação.

"Foi uma prova difícil, o espanhol ali e eu segurando, mas nos metros finais, mesmo com a minha perna já pesada, eu pensei esta medalha tem que ser do Brasil, e consegui. Queria dedicar esta vitória aos meus filhos Matheus e Lucas (15 a 13 anos respectivamente) e agradecer aos meus patrocinadores, o Instituto Superar especialmente, pelo apoio de sempre”, disse Tito Sena. 

Leia mais:  Claudinei é prata non lançamento de dardos

Com o resultado, Sena, que teve o braço direito comprimido em um acidente de trabalho em 2003, sobe um degrau no pódio, já que havia ficado com a medalha de prata nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008. O maratonista já conquistou uma medalha de ouro na Maratona de Paris, neste ano,  e uma no Mundial de Atletismo em 2006; duas medalhas de prata no Parapan do Rio (1.500m e 5.000) e um bronze no Meeting Internacional do Rio, em 2007

Leia ainda: Sábado foi melhor dia do Brasil em Londres, com recorde e cinco ouros

O Brasil encerrou a participação em Londres com 21 medalhas de ouro, o melhor desempenho do país nos Jogos. A última medalha poderia ter saído do futebol de 7, mas a seleção foi goleada pelo Irã na disputa do bronze e ficou fora do pódio. Com isso, o Brasil ficou em 7º no quadro de medalhas, com 14 pratas e oito bronzes, além das medalhas douradas.