Cientista britânico fez discurso de abertura da festa, diante de 62 mil pessoas. Brasil, com quase toda a delegação presente, teve Daniel Dias, da natação, como porta-bandeira

Com direito a uma surpreendente participação do cientista britânico Stephen Hawking, além de muita participação popular, foi aberta nesta quarta-feira a edição dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, após cerimônia realizada no Estádio Olímpico, localizado na região de Stratfod, zona lesta da capital britânica. Hawkig causou a primeira grande surpresa da festa, ao fazer um discurso abrindo a cerimônia chamada de "Ilustração" (Enlightenment, em inglês), que começou pontualmente às 16h30 (horário de Brasília), com público de 62 mil pessoas.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

"Vivemos em um universo governado por leis racionais, que podemos descobrir e entender. Olhemos para cima, em direção das estrelas e não para baixo, para os nossos pés. Trate de dar sentido ao que vê. Sejam curiosos", disse o cientista, para logo depois uma grande queima de fogos simular o "Big Bang", teoria formulada por Albert Einstein e desenvolvida por Hawking.

Fogo e luz deram passagem ao número seguinte, no qual centenas de voluntários apareceram com coloridos guarda-chuvas no estádio, enquanto era executada a canção "Umbrella", de Rihanna.

Delegação brasileira desfile no Estádio Olímpico de Londres, na abertura dos Jogos Paralímpicos
Getty Images
Delegação brasileira desfile no Estádio Olímpico de Londres, na abertura dos Jogos Paralímpicos


Veja também: Conheça os atletas paralímpicos que são esperança do Brasil em Londres 2012

Após a apresentação que teve mais de 30 minutos de duração, começou o desfile das delegações. Sob fortes aplaudos de 62 mil pessoas, que lotaram as arquibancadas do Estádio Olímpico, as 164 delegações entraram na pista. O Brasil teve uma presença marcante no desfile, com a maioria de seus 182 atletas inscritos. O porta-bandeira brasileiro foi o nadador Daniel Dias, que em Pequim 2008 ganhou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

Outra presença de destaque na cerimônia em Londres foi no momento em que entrou no estádio a delegação da África do Sul, que tinha como porta-bandeira Oscar Pistorius, o atleta biamputado que também disputou os Jogos Olímpicos, na prova dos 400 m rasos.

Mas o momento principal acabou sendo quando a delegação da Grã-Bretanha fechou o desfile. Com o maior número de atletas inscritos nos Jogos, 304, os britânicos foram ruidosamente aplaudidos pela torcida, enquanto passavam pela pista de atletismo do Estádio Olímpico.

Leia também: Paralimpíadas de Londres 2012 começam nesta quarta com quebra de recordes

A cerimônia de abertura também foi prestigiada pela rainha Elizabeth II, que chegou ao recinto junto com seus filhos, Anne e Edward, os duques de Cambridge, William e Kate, e o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Philip Craven. 


* Com EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.