iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

22/12 - 17:32

Cielo defende treinos no Brasil, mas pede melhorias na estrutura

Para o nadador, resultados obtidos no Mundial de piscina curta comprovam que o país é capaz de criar atletas de ponta

Gazeta Esportiva

César Cielo chegou a um patamar jamais alcançado por qualquer outro nadador no planeta ao unificar os títulos mundiais dos 50 e 100m livre, em piscina curta e olímpica. Treinando nos Estados Unidos desde 2007, o nadador viveu essas conquistas sob uma perspectiva diferente, já que nadou pelo Flamengo nos últimos seis meses. Para ele, os resultados obtidos em Dubai comprovam que o país é capaz de criar atletas de ponta.

"Aqui no Brasil a gente está melhor do que lá fora. Estamos conseguindo ganhar medalha nadando aqui, como aconteceu com os caras do Pinheiros. O nível técnico está muito alto. Você tem a oportunidade de nadar com o (Felipe) França, que é o melhor do mundo no peito. Também é bom pro Marcelo (Chierighini) e pro Nicolas (Oliveira), que podem treinar comigo", afirmou.

O campeão olímpico dos 50m ainda destacou que o material humano no Brasil é um dos melhores do mundo. "Não está faltando nada na parte técnica. Temos os melhores analistas de prova, tem gente que nos dá todas as informações necessárias para crescer. Você vê o Felipe voltando com três medalhas, o Kaio Márcio também. Tudo isso treinando aqui", declarou.

Cielo, porém, criticou ainda a falta de estrutura no território nacional, há apenas cinco anos e meio do início dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

"Hoje a questão estrutural é muito ruim. Temos dois complexos bons, que são o Julio Delamare e o Maria Lenk, então temos que utilizá-los mais. Não dá pra exigir resultado do atleta se a piscina parece um tanque. Além disso, estamos há cinco, seis anos do início da Olimpíada e o Brasil, sétimo colocado no Mundial, não tem uma piscina coberta e aquecida. É um pouco vergonhoso", finalizou.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias