iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

18/05 - 20:20

Aeroportos preocupam Sérgio Cabral para 2014 e 2016
Governador do Rio cobrou mais investimento do governo federal no setor e voltou a insistir na privatização do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim

Agência Estado

O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse nesta terça-feira que a sua maior preocupação para a Olimpíada de 2016 e a Copa de 2014 é a situação dos aeroportos do País, que precisam passar por reformas. Ele cobrou mais investimento do governo federal no setor e voltou a insistir na privatização do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, após reunião com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), num hotel na zona oeste do Rio.

"Essa questão não é só para as Olimpíadas, é para a Copa do Mundo de 2014 também. É o que me deixa muito angustiado, muito preocupado. Nós temos tempo, pois não falo em construir um aeroporto. É a sua adaptação, modernização. Eu acredito que algo tem de ser feito. Do jeito que está...", disse o governador.

"Não só o aeroporto do Rio. O de São Paulo também. Os dois precisam passar por investimentos importantes. E acredito muito que uma concessão [para a iniciativa privada] seria o melhor caminho. Essa é a minha posição. É o que mais me angustia. Maracanã, Maracanãzinho, saneamento, APO [Autoridade Pública Olímpica], metrô, tudo está indo bem", emendou.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou nesta terça, numa maquete, o projeto de mudança de instalações esportivas para a zona portuária, que será revitalizada. Sua intenção é mostrar a viabilidade de se transferir o Centro de Mídia e a Vila de Mídia, além de algumas instalações, da Barra da Tijuca para a região central da cidade.

Segundo o prefeito, o COI vai analisar essa possibilidade e não deve tomar decisões da noite para o dia. "O COI costuma levar em conta o legado dos Jogos para as cidades-sede", argumentou, no intervalo da reunião. Após o encontro, ele não quis dar entrevista.

Sérgio Cabral disse que esse assunto não deu "nenhum estresse" com os membros do Comitê. "O prefeito fez essa ponderação [sobre o projeto de mudanças]. Ele tem razão e ainda vamos chegar a um consenso. O prefeito fez boa exposição sobre o tema". Nesta quarta-feira, membros do COI vão percorrer as instalações que serão utilizadas em 2016.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias