iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

23/11 - 14:42

Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo são campeões
Na disputa entre clubes, o Grêmio Náutico União fez 736 pontos e foi o campeão

Gazeta Esportiva

SALVADOR - A última etapa do Campeonato Brasileiro de maratona aquática foi realizada no domingo, na localidade baiana de Inema. Com 143 pontos ganhos, Allan do Carmo, da ACEB, conquistou o título entre os homens. No feminino, Ana Marcela Cunha, da Unisanta, venceu a disputa com 146 pontos.

Na prova de 5km do último dia de atividades em Inema, a disputa feminina teve o mesmo pódio do evento de 10km. Com o tempo de 58min29s, Ana Marcela Cunha chegou na primeira colocação, seguida por Isabelle Longo (58min59), sua colega de clube, e Izabela Fortini (59min10s), do Minas Tênis Clube.

No masculino, o baiano Felipe Alcântara, que nada pelo São Caetano, surpreendeu e foi o vencedor com o tempo de 55min33s. O favorito Allan do Carmo ficou com a medalha de prata (55min38s) e Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União, terminou na terceira colocação (55min48).

Na disputa entre clubes, o Grêmio Náutico União fez 736 pontos e foi o campeão. Com 606 pontos, o Iate Clube da Bahia ficou na segunda colocação, seguido pelo CSSA -Dolfin (474 pontos). A ACEB figura na quarta posição (427 pontos) e a Unisanta, no quinto posto (422 pontos).

Seletiva - A disputa em Inema selecionou a equipe para os Jogos Sul-Americanos da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), em março de 2010. O time será composto por Ana Marcela Cunha, Isabelle Longo, Allan do Carmo e Felipe Alcântara, já que a entidade impõe um limite de dois atletas por categoria.

Na próxima temporada, além dos Jogos Sul-Americanos, o destaque do calendário de maratona aquática será o Campeonato Mundial. A competição reúne as três provas do esporte (5km, 10km e 25km) e está prevista para o mês de julho em Roberval, no Canadá. Em 2009, o Brasil se destacou como nunca na modalidade.

Bronze no Mundial de Esportes Aquáticos de Roma, Poliana Okimoto foi campeã do Circuito Mundial. Com problemas de saúde, Ana Marcela Cunha não chegou ao final das provas, mas fez pontuação suficiente para ser a terceira da Copa do Mundo. Já Allan do Carmpo ficou com o vice do Circuito da Federação Internacional de Natação (FINA).

Veja a classificação final do Campeonato Brasileiro:

Feminino
1: Ana Marcela Cunha (Unisanta/SP) - 146 pontos
2: Catarina Ganzeli (Gran São João/SP) - 97
3: Fernanda Góes (Costa Verde/BA) - 96
4: Pâmela Engel (ACEB/BA) - 88
5: Thaís Santana (AERT/ES) - 79

Masculino
1: Allan do Carmo (ACEB/BA) - 143 pontos
2: Carlos Pavão (GNU/RS) - 100*
3: Fábio Lima (GNU/RS) - 100
4: Samuel de Bona (GNU/RS) - 97
5: Matheus Evangelista (GNU/RS) - 91

*No critério de desempate, Carlos pavão tem dois segundos lugares a mais que Fábio Lima.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias