iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

02/10 - 14:32

Rio perdeu para Madri na primeira rodada, mas "goleou" na terceira

Apenas Atenas, na escolha para receber os Jogos de 2004, chegou a um número tão expressivo de votos

Redação iG Esporte e Agência Estado

SÃO PAULO - A vitória do Rio sobre Madri na disputa pela Olimpíada de 2016 foi uma goleada. A cidade brasileira conseguiu votos de 66 delegados do COI na reta final da eleição em Copenhague. A adversária ficou com menos da metade, tendo apenas 32 votos.

A votação recebida pelo Rio é histórica. Apenas Atenas, na escolha para receber os Jogos em 2004, chegou a um número tão expressivo de votos — os mesmos 66 da candidatura carioca. A diferença de 34 votos também é recorde, e iguala a de Pequim, eleita sede de 2008 na segunda rodada de votação.

Milton Trajano
Veja mais charges de Milton Trajano


Durante toda a campanha, o comitê da cidade carioca ressaltou a importância de conquistar o segundo voto dos delegados do COI. Foi exatamente o que aconteceu. Após a eliminação de Chicago, os eleitores da cidade norte-americana migraram para o Rio. O mesmo aconteceu depois da saída de Tóquio, na segunda rodada.

Na primeira disputa, Madri ficou na liderança com 28 pontos, contra 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago. A segunda rodada eliminou Tóquio, que teve 20 votos, e viu o Rio à frente com 46, contra 29 de Madri.

O último turno da votação mostrou mais uma vez a tendência de migração das candidaturas derrotadas para o Rio, que ganhou 20 votos com relação à segunda etapa. Madri conseguiu apenas três a mais com relação à fase anterior. 

Confira os resultados completos da eleição do Rio de Janeiro para organizar os Jogos Olímpicos de 2016, realizada nesta sexta-feira em Copenhague.


PRIMEIRA RODADA DE VOTOS

Madri: 28 votos
Rio de Janeiro: 26
Tóquio 22
Chicago: 18 (eliminada)


SEGUNDA RODADA DE VOTOS

Rio de Janeiro: 46
Madri: 29
Tóquio: 20 (eliminada)


TERCEIRA RODADA DE VOTOS

Rio de Janeiro: 66 (eleita)
Madri: 32

Leia mais sobre a decisão da sede olímpica:


Leia mais sobre: Rio-2016 Olimpíada Jogos Olímpicos

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Getty Images

Festa

Festa do Brasil
Delegação do Rio de Janeiro que esteve em Copenhague explode em alegria após anúncio

Topo
Contador de notícias