iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

27/09 - 14:32

Marily e Ubiratan conquistam etapa de Fortaleza

Atletas foram os vencedores da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro de Corridas de Rua

Gazeta Esportiva

FORTALEZA - A alagoana Marily dos Santos e o pernambucano Ubiratan José dos Santos foram os vencedores da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro de Corridas de Rua, realizada na manhã deste domingo. Com sol forte, a prova feminina durou 35min53s. No masculino, o vencedor precisou de 30min49s para concluir o percurso. Assim, a dupla triunfou pela primeira vez na competição.

"A disputa foi muito boa e é sempre bom correr aqui", disse Marily, que foi acompanhada de perto pela piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira. Segundo lugar na prova realizada no Ceará, a sétima do ano, a atleta buscava a terceira vitória consecutiva no Circuito (venceu em Belo Horizonte e Porto Alegre), mas cruzou a linha a 0s05 da campeã.

Além do nível das concorrentes, a piauiense destacou o calor forte como mais um obstáculo. "A prova foi muito difícil, as meninas estão todas muito bem, mas hoje meu maior adversário foi o calor. É complicado quando você sai de São Paulo, com 14°C, e corre aqui com 28°C. O calor estava bem forte, mas deu para superar", completou a corredora.

Com a marca de 36min04s, Marizete Moreira dos Santos terminou na terceira colocação. "Esta é uma prova muito forte, mas graças a Deus consegui um bom resultado", resumiu a atleta. A quarta colocada foi Andrea Celeste (37min01s), seguida por Simone Alves da Silva (37min14s).

No masculino, estratégia e treinamento foram os diferenciais de Ubiratan para conquistar a vitória. "Saí um pouco atrás e fiquei estudando meus adversários. No meio da prova, decidi avançar, porque o Giomar é muito bom de final e você não pode vacilar", disse o pernambucano, que participou pela primeira vez no ano do Circuito.

Ele não estranhou o calor, mas sofreu com o vento forte. "Evitei o pelotão da frente para não me desgastar com a ventania", explicou. Ubiratan e Giomar Pereira da Silva correram juntos até o sétimo quilômetro, quando o pernambucano ganhou a dianteira. "Assumi a liderança e não perdi mais. Adotei a estratégia certa, porque decidi no meio da prova. Estou muito feliz por ter vencido e vim pensando nisso", completou.

Campeão da etapa de Fortaleza do Circuito Brasileiro na temporada passada, Giomar é obrigado a se contentar com a segunda colocação, com o tempo de 31min23s. "Não venci, mas a prova foi boa e consegui um bom resultado, principalmente porque estou vindo da Meia maratona do Rio e não estava no ritmo para uma prova de 10 km", avaliou o atleta.

Com a terceira posição, Giomar foi o melhor brasileiro na Meia Maratona do Rio. No feminino, Marily repetiu o feito. "Estou treinando para o Mundial e, por isso, acho que consegui correr em um ritmo bom aqui", completou o competidor, lembrando sua convocação para atuar no Mundial de Meia Maratona, no próximo dia 11, na cidade inglesa de Birminghan.

Os resultados em Fortaleza não mudaram os líderes do ranking de Corredores de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). No feminino, Marizete de Paula Rezende permanece na ponta, agora com 200 pontos. No masculino, Giomar totalizou 182 pontos e também se manteve na primeira colocação. A próxima etapa do Circuito será realizada em Curitiba, no dia 18 de outubro.

Confira os resultados da etapa de Fortaleza:

Feminino
1 - Marily dos Santos - 35min53s
2 - Conceição de Maria Carvalho Oliveira - 35min58s
3 - Marizete Moreira dos Santos -36min04s
4 - Andrea Celeste - 37min01s
5 - Simone Alves da Silva - 37min14s
6 - Antonia Bernadete Lins da Silva - 37min24
s 7 - Marizete de Paula Rezende - 38min25s
8 - Maria Sandra Pereira da silva - 40min05s
9 - Elizabeth Esteves de Souza - 40min40s
10 - Rosângela Figueiredo - 43min15s

Masculino
1 - Ubiratan José dos Santos - 30min49s
2 - Giomar Pereira da Silva - 31min22s
3 - Jair José da Silva - 31min27s
4 - Sivaldo Santos Viana - 31min28s
5 - Raimundo Nonato da silva - 31min34s
6 - Adelson Alves Rodrigues - 32min10s
7 - Ivanildo Pereira dos Anjos "Gomes" - 32min22s
8 - Naval Figueiredo Assis de Freitas - 32min40s
9 - Benedito Donizetti Gomes - 32min50s
10 - Alex Januário de Mendonça - 32min54


Leia mais sobre: Circuito Brasileiro de Corridas de Rua

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias