iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

07/12 - 22:06

Fábio Carvalho é bi e Carla Moreno ganha o hepta no triatlo

Principal circuito do continente na modalidade foi disputado neste domingo em Santos

Gazeta Esportiva

SANTOS - Na ponta desde a etapa inicial, Fábio Carvalho e Carla Moreno garantiram neste domingo, em Santos, os títulos do 18º Troféu Brasil de Triatlo, o principal circuito do continente na modalidade. No masculino, Fabinho venceu a sétima e última prova do ranking em uma disputa particular contra o amigo Paulo Miyasiro. Ele completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h49min31s, apenas um minuto à frente de Shiro.

Ao comentar o bicampeonato, o atleta falou em superação. “Cada queda que temos no esporte, é preciso procurar um novo objetivo. Depois do Ironman, que não tive prova muito boa, minha meta era o Troféu Brasil. Coloquei isso na minha cabeça e acredito que fui a pessoa que mais quis vencer”, argumentou o atleta de 29 anos, que começou no Troféu Brasil em 1993.

Já entre as mulheres, Vanessa Gianinni fez a sua parte e venceu a etapa em 2h04min09s, mas Carla Moreno, mesmo sem repetir as grandes atuações das outras cinco vitórias, terminou em segundo lugar, posição suficiente para garantir o seu sétimo título. Satisfeita, a atleta fez o número sete com os dedos para comemorar.

“Estou feliz com o meu segundo lugar, porque a vida não é feita só de vitória. Eu tive um ano excelente. Na prova, fiz o meu máximo, não sou uma máquina”, acrescentou a triatleta, que ainda não dimensionou a importância do novo título. “Não criei expectativas, mas posso dizer que tenho 13 anos de triatlo e esse heptacampeonato representa mais da metade da minha carreira”, declarou.

Com a nova conquista, Carla ultrapassou outro ícone do triatlo feminino, Fernanda Keller, que foi hexacampeã. De quebra, a brasileira iguala o argentino Oscar Galindez, até então o único heptacampeão. Coincidentemente, Fabinho e Carla nasceram no interior paulista e adotaram a praiana Santos como moradia.

Com a participação de um grande público, o evento fez parte do encerramento da Virada Esportiva do Interior. Entre amadores e profissionais, foram 1.012 atletas de 21 estados e cinco países na disputa em uma manhã de muito sol e calor. “Fechamos o ano com chave de ouro. Não poderia ser melhor. O Troféu Brasil é referência. Os principais atletas do País começaram no circuito e hoje são consagrados", disse Núbio de Almeida, organizador da prova.

Veja o ranking final de 2008:

Masculino
1 - Fábio Carvalho – Mogi-Mirim (Santos) – 743 pontos
2 - Paulo Miyasiro – Santos – 712,5 pontos
3 - Ezequiel Morales – Argentina – 615 pontos
4 - Fred Monteiro – Santos – 611 pontos
5 - Bruno Pereira Matheus – 609 pontos

Feminino
1 - Carla Moreno – São Carlos (Santos) – 744 pontos
2 - Vanessa Gianinni – Campinas – 719,5 pontos
3 - Fernanda Garcia – Santos – 632,5 pontos
4 - Maria Soledad Omar – Argentina – 612 pontos
5 - Ariane Gomes Monticelli – São Paulo - 582

Leia mais sobre: triatlo

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias