iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

04/12 - 17:46

Comitê Rio 2016 ressalta legado de Jogos Olímpicos à cidade

Plano esportivo da candidatura foi apresentado na Assembléia das Confederações Brasileiras Olímpicas

EFE

RIO DE JANEIRO - O Comitê Rio 2016, que cuida da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, ressaltou que a sustentabilidade e o aproveitamento total das instalações são as bases do projeto da cidade. O plano esportivo da candidatura foi apresentado na Assembléia das Confederações Brasileiras Olímpicas, realizada no Rio de Janeiro.

O destaque do projeto é o Centro Olímpico de Treinamento (COT), que será construído na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, e terá instalações de "nível internacional" para o desenvolvimento de 22 esportes, além de infra-estrutura para pesquisas e trabalho de base.

"Não incluiremos instalações sem um plano de utilização à longo prazo. Caso a sustentabilidade não seja comprovada, a instalação será temporária", explicou Carlos Roberto Osório, secretário geral do Comitê.

O projeto também teve alguns dos locais de disputa alterados, a partir de observações feitas por federações internacionais. Após os Jogos Olímpicos de Pequim, foram realizadas reuniões de trabalho e algumas modalidades, como pólo aquático, taekwondo e natação, tiveram suas sedes alteradas.

"O processo ainda está em desenvolvimento. As cidades candidatas tentam atender da melhor forma possível os interesses dos atletas. Todas as instalações atenderão as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das federações internacionais. No caso do Rio, tenho certeza de que apresentaremos um projeto espetacular", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

A cidade concorre com Chicago, Madri e Tóquio pelo direito de sediar os Jogos de 2016. A escolha será anunciada em outubro de 2009 na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, durante o congresso do COI.

Leia mais sobre: Rio-2016 Jogos Olímpicos

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias