iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

23/11 - 14:44

Bolt e Isinbayeva são eleitos os "atletas do ano"
Federação Internacional de Atletismo premiou os dois principais destaques da Olimpíada de Pequim

Agência Estado

SÃO PAULO - O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e recordista mundial nos 100 e 200 metros rasos, e a russa Yelena Isinbayeva, medalha de ouro e detentora da melhor marca do mundo no salto com vara, foram eleitos os "atletas do ano" pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf). Foi a primeira vez que o velocista, sensação dos Jogos Olímpicos de Pequim, recebeu o prêmio.

No ano passado, o eleito foi o norte-americano Tyson Gay, que decepcionou na Olimpíada. Bolt competia com o etíope Kenenisa Bekele, medalha de ouro em Pequim nos 5 mil e nos 10 mil metros, e com o cubano Dayron Robles, campeão olímpico nos 110 metros com barreiras.
Já Isinbayeva disputou com a também etíope Tirunesh Dibaba, que faturou o ouro nos 5 mil e 10 mil metros em Pequim. Também estava na disputa a queniana Pamela Jelimo, de apenas 18 anos, campeã olímpica nos 800 metros na China e detentora de cinco recordes mundiais na categoria júnior. Jelimo faturou US$ 1 milhão neste ano por ser a única atleta a vencer todas as seis etapas da Golden League da temporada.

Apesar da forte concorrência, Isinbayeva recebeu a láurea pela terceira vez, depois de faturar em 2004 e 2005, e tornou-se a primeira mulher a levar o prêmio por três vezes. Em Pequim, a russa bateu o seu 24.º recorde mundial da sua carreira ao saltar 5,05 metros.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias