iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

20/11 - 09:31

Candidatura de Tóquio usa empréstimo do Japão para FMI como garantia

Comitê japonês acredita que empréstimo é mais uma demonstração de que a cidade é economicamente segura

EFE

TÓQUIO (Japão) - A candidatura de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2016 - rival do Rio de Janeiro na disputa pela sede do torneio - acha que o empréstimo de US$ 100 bilhões que o Japão fará ao Fundo Monetário Internacional (FMI) é "mais uma demonstração de que a capital japonesa é economicamente segura" para organizar o evento.

"O empréstimo do Japão ao FMI e o forte setor bancário japonês demonstram claramente a habilidade do país para resistir à situação econômica global. Tóquio, com seu orçamento responsável, organizará Jogos isolados dos efeitos perversos da crise", afirma a candidatura em comunicado divulgado hoje.

Além do Rio, Tóquio concorre com Madri e Chicago pela organização da competição. A escolha da sede será anunciada em outubro de 2009, em Copenhague.

O presidente do projeto japonês, Ichiro Kono, afirma na nota que "a contribuição do Japão ao FMI é uma prova da força da economia japonesa para se sobrepor às dificuldades atuais".

"Acho que a candidatura de Tóquio e o Movimento Olímpico se beneficiarão da sólida posição financeira de nosso país", acrescenta o dirigente.

O Japão ofereceu US$ 100 bilhões ao FMI para que este forneça empréstimos a outras nações.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias