iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

17/11 - 15:16

Clube gaúcho lança projeto para Londres-2012

Sogipa teve os judocas Tiago Camilo, Mayra Aguiar e João Derly, além do arqueiro Gustavo Trainini em Pequim

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - Depois de enviar quatro atletas representando a agremiação nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) não quis saber de perder tempo. Para aumentar esta representação, o clube gaúcho lançou nesta segunda-feira seu projeto de apoio aos seus atletas com possibilidade de alcançar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

A meta do clube é enviar à Inglaterra cinco atletas de três modalidades e retornar com uma medalha olímpica. Em Pequim, a Sogipa teve os judocas Tiago Camilo, Mayra Aguiar e João Derly, além do arqueiro Gustavo Trainini no tiro com arco.

O projeto apresentado hoje segue o mesmo modelo do que foi instituído três anos atrás. “Em 2005 lançamos o projeto Pequim e fizemos 100% do nosso objetivo, agora ampliamos essa meta e com planejamento vamos recolher frutos desse trabalho”, explica o presidente da Sogipa, Fernando Cruz. “Os atletas já estão cientes que iniciaram o projeto olímpico e vislumbram a participação em 2012. Para isso vamos começar o processo de seleção dando a eles toda a estrutura necessária”, completa.

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou a iniciativa do clube gaúcho. Para ele a organização e um bom planejamento, só podem resultar em boas conquistas. “Com esse projeto o Sogipa se torna um grande exemplo para os demais clubes. Com essa proposta o esporte olímpico brasileiro ganha muito”.

Com poucas modalidades esportivas mantendo equipes permanentes bancadas pelas Confederações, a importância dos clubes na formação das equipes olímpicas brasileiras é inquestionável. Em Pequim, por exemplo, somente o Pinheiros forneceu cerca de 11% da delegação nacional, sendo 30 atletas, 15 só na natação, além de dez integrantes de comissões técnicas.

Segundo o clube, seu programa olímpico é permanente e também foca na ampliação através da formação de atletas com o apoio dos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, beneficiando jovens de 11 a 18 anos.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias