iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

13/11 - 09:25

Surpresa em Pequim, Teles sonha com pódio na São Silvestre

Maratonista fará preparação para a São Silvestre em Campos do Jordão, cidade conhecida pela altitude

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Único maratonista brasileiro a completar o percurso da maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim, o piauiense José Teles de Souza quer agora um pódio na Corrida Internacional de São Silvestre para fechar bem o ano. 'A meta é o pódio porque eu nunca fiz na São Silvestre', avisa.

'Com certeza isto vai ser muito especial porque é uma das corridas mais antigas e super conhecida internacionalmente'.

Para atingir seu objetivo, ele promete fazer um treinamento específico para os 15km de percurso da prova mais tradicional da América Latina. 'Vou subir para Campos (do Jordão) e fazer um mês de treinos', diz. A cidade é um dos destinos mais procurados pelos corredores que desejam fazer treinamento de altitude no país.

Teles, que embarcou para a China como o 'azarão' do trio de maratonistas brasileiro para os Jogos em Pequim terminou na 38ª colocação. O favorito Marilson Gomes dos Santos e o mineiro Franck Caldeira, dois ex-campeões da São Silvestre nem cruzaram a linha de chegada.

'Foi muito importante ter completado. Mas durante toda a competição não pensei em abandonar', garante. A grande motivação foi a dificuldade em se obter índice para disputar o evento. 'Além disso, Olimpíadas são de quatro em quatro anos apenas. Você tem de dar o sangue'.

Depois de sentir o gosto da primeira participação olímpica, o piauiense quer mais e faz planos para representar o país também em Londres-2012. Se for na próxima, ele promete tomar mais cuidado na reta final de preparação. Nos treinos para Pequim, ele lamenta uma falha cometida na reta final, quando passou 35 dias treinando na cidade colombiana de Paipa.

O local foi escolhido pela altitude, mas acabou revelando-se um erro no trabalho de aclimatação. 'Estava frio e seco e em Pequim corremos com o clima quente e úmido'. Justamente o clima acabou sendo um problema para o brasileiro, que afirma ter sentido muito menos os efeitos da poluição. 'Senti um pouco porque o ar estava bastante pesado, mas não foi tanto quanto falavam'.

Por causa disso, ele avalia de maneira positiva o tempo que obteve em Pequim (2h20min25). O título ficou com o queniano Samuel Wansiru, que surpreendeu os concorrentes com suas 2h06min32. 'Ninguém esperava um tempo assim. Achávamos que fossem ganhar com 2h10'.

Antes de participar da São Silvestre, Teles vai a Belo Horizonte (MG) correr a Volta da Pampulha. As duas provas fecham seu calendário em 2008.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias