iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

06/11 - 18:13

Quatro atletas russos são punidos por doping pela IAAF

Marchador Anatoly Kukushkin, barreirista Roman Usov e corredora Julia Smirnova estão suspensos; fundista Anton Jarov foi advertido

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - A Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) suspendeu três atletas russos e deu advertência pública a um quarto competidor pelo uso de substâncias proibidas. O trio suspenso não poderá participar de competições oficiais durante dois anos.

A lista de atletas afastados reúne o marchador Anatoly Kukushkin, o barreirista Roman Usov e a corredora Julia Smirnova. O fundista Anton Jarov foi pego no antidoping do Campeonato Juvenil, em junho, pelo uso de machonha e recebeu a advertência.

Usov já havia sido excluído da seleção olímpica para os Jogos de Pequim. Em julho, a imprensa de seu país noticiou que ele teve resultado positivo para o uso de Carfedom.

Smirnova foi pega com Estriquinina, dia 29 de março, e Kukushkin teve positivo para Carfedon durante a disputa do Campeonato Nacional, em 8 de junho. Além destes quatro casos, a IAAF ratificou a suspensão por dois anos imposta a cinco marchadores do mesmo país. Sergei Morozov, Viktor Burayev, Vladimir Kanaikin, Igor Yerokhin e Alexei Voevodin foram pegos por uso de Eritropoetina (EPO).

Em outubro, sete atletas da seleção feminina russa já tinham sido suspensas por irregularidades no antidoping. Entre elas estava a bicampeã mundial dos 1.500m Tatyana Tomashova, a campeã mundial indoor da mesma distância Yelena Soboleva, a ex-recordista mundial do arremesso de martelo Gulfia Khanafeyeva e a ex-campeã mundial dos 5.000m Olga Yegorova.


Leia mais sobre: atletismo doping no esporte

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias