iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

16/10 - 15:31

Rodrigo Pessoa desiste de prova em São Paulo

Segundo empresário, decisão foi tomada "em respeito aos outros cavaleiros e para não correr o risco de arranhar a imagem do evento"

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO - Campeão olímpico na Olimpíada de Atenas, o brasileiro Rodrigo Pessoa tomou uma decisão surpreendente na manhã desta quinta-feira. Depois de conseguir autorização na Justiça para competir no Athina Onassis International Horse Show, o atleta anunciou sua desistência da disputa.

“O Rodrigo decidiu que não vai participar, embora tenha autorização da Justiça, em respeito aos outros cavaleiros e para não correr o risco de arranhar a imagem do evento. Ele também espera que os cavaleiros possam se unir a fim de lutar por interesses comuns, para que esses fatos não voltem a acontecer”, declarou André Beck, empresário de Pessoa.

A decisão tomou a todos de surpresa porque Rodrigo peitou a Federação Equestre Internacional (FEI) para participar do evento - nesta quarta, o próprio Beck havia dito que ele competiria. O ginete está suspenso até 10 de janeiro de 2009 por conta de doping por nonivamida constatado em seu cavalo Rufus durante as Olimpíadas, que lhe rendeu, inclusive, a perda da quinta colocação obtida na China.

Entretanto, Rodrigo não se conforma com a punição, que, na opinião dele, foi longa demais para um caso involuntário - a substância tem origem em uma pomada usada pelo tratador de Rufus. A pequena quantidade encontrada (0,00000000026 gramas) seria uma prova da inocência do brasileiro.

Pessoa também não se conforma com o tratamento dado pela FEI aos cinco casos de doping em Pequim - em quatro deles, a substância foi a mesma, mas os competidores tiveram diferentes penas. Em resposta à tentativa de Rodrigo competir em São Paulo, a FEI anunciou que, se ele for à pista, tomará punições disciplinares futuras.

Rodrigo trouxe três cavalos a São Paulo: Rufus, Palouchin e Let`s Fly. Apesar da desistência, ele está acompanhando as provas do Athina Onassis na Sociedade Hípica Paulista e, inclusive, ajudou Álvaro Miranda Neto, o Doda - organizador do evento -, a fazer o reconhecimento do percurso da segunda prova desta quinta.


Leia mais sobre: Athina Onassis International Horse Show Rodrigo Pessoa

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias