iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

08/10 - 12:06

Em confronto direto, Rússia goleia Japão e garante segunda vaga

Times estavam empatados com seis pontos e lutavam pelo segundo lugar do grupo; Brasil garantiu liderança

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - A Rússia garantiu, nesta quarta-feira, uma das duas primeiras vagas para a segunda fase da Copa do Mundo de futsal. Em jogo válido pelo Grupo A da competição (o mesmo do Brasil) e realizado no Ginásio do Maracanãzinho, os russos venceram o Japão com uma goleada tranqüila por 9 a 1 e carimbaram o passaporte para o próximo estágio do Mundial.

Os dois times chegaram à partida empatados com seis pontos, e dependiam da vitória para se classificar – os russos, com melhor saldo de gols, podiam também empatar. Com o resultado, a seleção comandada pelo técnico Oleg Ivanov foi aos nove pontos e terminou com o segundo lugar na chave – a liderança ficou com o Brasil, que derrotou Cuba por 9 a 0 e terminou com 12 pontos em quatro jogos.

Favoritos contra os nipônicos, os russos não demoraram a abrir o placar – o que aconteceu logo aos quatro minutos. Após bela jogada individual de Pula pela esquerda, Konstantin Maevskyi recebeu na direita e colocou a bola na área, onde Dmitry Prudnikov teve apenas o trabalho de mandar para as redes e fazer 1 a 0.

Quatro minutos mais tarde, quem marcou para os russos foi o ala Madir Khamadiev, camisa 14 e destaque da seleção do Leste Europeu. Em cobrança de escanteio pela direita, Vladislav Shayakhmetov recebeu a bola e rolou para trás. Khamadiev então acertou um belo chute, e contou com a falha do goleiro Hisamitsu Kawahara para marcar.

O próprio Khamadiev ainda ampliou o placar aos dez minutos de partida, após rápido contra-ataque. Entretanto, mesmo melhores em quadra, os russos perderam pelo menos sete boas chances no primeiro tempo, e só voltaram a balançar as redes após o intervalo.

No segundo tempo, porém, os comandados de Oleg Ivanov voltaram mais concentrados, e marcaram logo no primeiro ataque com Khamadiev. Aos dois, Konstantin Agapov fez o quinto, e Pula e Maevskyi ainda marcaram aos três minutos para colocarem os russos em ampla vantagem de 7 a 0 no marcador.

Os nipônicos, orientados pelo técnico brasileiro Sérgio Sapo, ainda ameaçaram uma pequena reação, perdendo um pênalti com Yusuke Inada aos cinco minutos e marcando seu primeiro gol aos seis minutos com Yuke Kanayama. Ainda assim, aos nove, Prudnikov fez 8 a 1 com um belo gol, driblando Kawahara pela esquerda e tocando para o gol vazio.

Aos 18 minutos, Shayakhmetov ainda recebeu o lançamento do goleiro Sergey Zuev, disparou e tocou na saída do goleiro japonês, fechando a goleada por 9 a 1. Agora classificada, a Rússia volta a entrar em quadra no sábado, em Brasília, quando enfrenta o segundo colocado do Grupo D – que pode ser Espanha, Irã ou República Tcheca. A partida é válida pela primeira rodada da segunda fase e acontece às 12h30 no ginásio Nilson Nelson.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias