iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

07/10 - 12:10

Guatemala goleia China e mantém chances de classificação

Com a vitória tranqüila, a equipe vitoriosa foi aos seis pontos, com duas vitórias e uma derrota em três partidas

Gazeta Esportiva

BRASÍLIA - A Guatemala segue viva na briga por uma vaga na segunda fase da Copa do Mundo de futsal. Nesta terça-feira, em Brasília, a seleção centro-americana enfrentou a China e venceu com uma goleada tranqüila por 10 a 1, garantindo sobrevida no Grupo C da competição e mantendo chances de classificação na próxima rodada.

Com a vitória tranqüila, a equipe do técnico Carlos Estrada foi aos seis pontos, contabilizando duas vitórias e uma derrota em três partidas. O time pode até se favorecer de um empate entre Ucrânia e Egito ainda nesta terça-feira, mas depende apenas de suas forças – e de uma vitória sobre a Argentina na quinta – para passar para a próxima fase. Os chineses, por sua vez, já estão eliminados.

Os guatemaltecos abriram caminho para a goleada logo aos dois minutos, em chute de Acevedo após longo lançamento do goleiro Merida. Aos quatro, Tejada ampliou o marcador, batendo para o gol chinês após ganhar a dividida com a defesa. De quebra, a Guatemala poderia até ter aumentado o placar, mas não aproveitou as chances cara a cara com o goleiro Zheng e passaram quase cinco minutos sem marcar.

Mas quando voltaram a balançar as redes, os comandados de Carlos Estrada voltaram bem. Aos dez minutos, Gonzalez tabelou pela esquerda, cortou seu marcador e bateu cruzado, fazendo 3 a 0. Aos 11, Castro aproveitou a dividida na área chinesa e ainda fez o quarto. Dez segundos depois, em momento de desatenção chinesa, Estrada recebeu na esquerda, driblou um defensor e chutou para fazer 5 a 0.

Mas não foi só isso no primeiro tempo. Com 17 minutos, em uma bobeada da defesa da China, Estrada conseguiu roubar a bola no ataque da Guatemala e bateu para fazer o gol seu segundo gol. Mais tarde, aos 19 minutos, o goleiro Zheng errou na criação da jogada e deixou a bola nos pés de Tejada, que empurrou para fazer 7 a 0 e decretar a vitória ainda antes do intervalo.

No segundo tempo, os guatemaltecos diminuíram o ritmo e passaram dez minutos sem vencer a defesa da China – tanto que foram punidos com o gol chinês, marcado por Liu aos 12 minutos da etapa final. Mesmo assim, a Guatemala não se abateu, e ainda balançou a rede mais três vezes: Noj, aos 14; Gonzalez, aos 17; e Estrada, aos 18 minutos.

Na próxima rodada, a Guatemala irá enfrentar a Argentina no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, em duelo que pode classificar as duas seleções para a fase seguinte. Também pelo Grupo C, a Ucrânia tenta suas chances de vaga em duelo contra a China no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. As partidas acontecem na quinta-feira, simultaneamente, às 12h30.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias