iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

30/09 - 11:19

Projeto compacto é trunfo de Tóquio para sediar Jogos em 2016

Japoneses querem colocar todos os eventos no “coração da cidade”, com disputas em um raio de até oito quilômetros

Gazeta Esportiva

TÓQUIO (Japão) - Uma novidade é apontada como trunfo de Tóquio para a cidade ser escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Propondo um conceito de evento bastante compacto, a capital japonesa propõe oferecer uma edição das Olimpíadas em que todos os esportes seriam disputados em um raio de até oito quilômetros.

Depois de passar pelo primeiro corte realizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Tóquio está em uma disputa direta com Rio de Janeiro, Madri e Chicago, sendo que a cidade escolhida só será anunciada em 2 de outubro de 2009. E, para bater a concorrência, os japoneses apostam na possibilidade de colocar todos os eventos no “coração da cidade”, em um projeto inovador proposto por Ichiro Kono, o presidente da candidatura.

“A cidade são os Jogos”, afirmou o dirigente, que pretende colocar 95% das competições para acontecerem no centro de Tóquio, favorecendo assim o acesso dos torcedores e espectadores. Atualmente, o raio de ação projetado, de oito metros, já conta com 21 instalações, a maioria construída para os Jogos Olímpicos de 1964. Nesta terça-feira, mas dez projetos de novas praças esportivas, sempre na região, foram apresentadas.

Questionado pelos repórteres locais sobre a força das cidades concorrentes, Kono garantiu que não há favoritismo. “Todas as cidades estão no mesmo patamar. Não podemos celebrar nada por enquanto”, disse.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias