iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

24/09 - 17:04

Ex-queniana busca o tricampeonato no Rio

Naturalizada holandesa, Lornah Kiplagat já ganhou a competição carioca por duas oportunidades

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - Ela nasceu no Quênia, mas desde 2003 trocou sua cidadania pela holandesa. Lornah Kiplagat é um dos destaques na disputa do Campeonato Mundial de Meia Maratona no próximo dia 12, no Rio de Janeiro.

A atleta de 34 anos já possui dois títulos mundiais e luta pelo tricampeonato no Brasil.

Em outubro do ano passado, Kiplagat garantiu seu segundo título, batendo o recorde mundial da distância, em Udine, na Itália, com o tempo de 1h06min25. Em 2006, ela venceu a competição pela primeira vez, correndo em Debrecen, na Hungria, quando a prova ainda era disputada na distância de 20km. Um ano antes, ela já havia marcado presença no pódio com a prata em Edmonton, no Canadá.

Além do título mundial da meia maratona, no ano passado a ex-queniana também foi campeã mundial de Cross Country (8km) em Mombasa, no Quênia. Em 2006, ela ficou com o vice em Fukuoka, no Japão. Este ano, Kiplagat venceu a Meia Maratona de Abu Dhabi com 1h08min52. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, ela foi a 8ª na final dos 10.000m com 30min40s27. Em maratona (42,195km), seu recorde pessoal é 2h22min22, registrado em Osaka, no Japão, em 2003.

Outra atração confirmada nesta quarta-feira é Dickkson Marwa Mkami, da Tanzânia, top 10 da meia maratona masculina na temporada, com 59min52. Seu país é um dos favoritos para conquistar uma medalha tanto na prova individual como por equipes (soma dos tempos dos três primeiros colocados de cada país).

Até o momento, 68 países inscreveram 245 atletas para a competição. O prazo final para a confirmação dos atletas no evento é o próximo dia 29.

O Mundial de Meia Maratona foram disputados pela primeira vez em Tyneside, na Grã-Bretanha, em 1992. Os campeões foram Benson Masya (Quênia), no masculino, e Lyz McColgan (GBR), no feminino. Na classificação por equipes, o Brasil ganhou bronze no masculino, com Artur de Freitas Castro, Ronaldo da Costa e Delmir Alves dos Santos.

Este ano a prova será disputada simultaneamente à Meia do Rio, evento que tradicionalmente reúne milhares de corredores. A largada será às 8h45, próximo à pedra da Gávea, em São Conrado. A chegada será no Parque do Flamengo.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias