iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

18/09 - 19:36

Seletiva define brasileiros que vão ao Mundial de caratê no Japão
São Paulo abrigará o evento, no próximo dia 21, classificatório para o torneio que ocorrerá em novembro

Redação iG Esporte

SÃO PAULO - A Confederação Brasileira de Karatê realizará no próximo dia 21 de setembro, em São Paulo, a seletiva que definirá os atletas que representarão o Brasil no campeonato mundial, em novembro, no Japão. Os combates começam a partir das 10 horas, no Ginásio de Esportes do São Paulo Futebol Clube.

A seletiva será realizada nas modalidades de kata (forma) e kumite (luta), masculino e feminino, reunindo cerca de 40 atletas de diversos Estados Brasileiros. Todos esses atletas já passaram por um processo seletivo anterior, sendo o primeiro no mês de abril, onde foram selecionados dois atletas por cada categoria individual (G1), e o segundo no mês de junho, onde foram selecionados mais dois atletas em cada categoria individual (G2).

O grupo 1 (G1) selecionado na primeira seletiva participou do campeonato Pan-americano, realizado no mês de maio em Caracas, Venezuela (o Brasil sagrou-se vice-campeão no cômputo geral de medalhas) e do Ibero-americano, realizado em julho também na Venezuela, onde o País conquistou uma medalha de prata e três de bronze.

O grupo 2 (G2), selecionado na segunda seletiva, participou do Campeonato Sul-americano realizado no mês de agosto em Buenos Aires/Argentina, onde o Brasil sagrou-se novamente vice-campeão no cômputo geral de medalhas.

A seletiva de kumite do próximo dia 21 reunirá os quatro atletas (G1 e G2) de cada categoria de peso e será no sistema “Robin Round” (rodízio de todos contra todos em cada categoria de peso), classificando apenas um atleta por categoria de peso para o mundial do Japão. No kata, os atletas do G1 e G2 (4 masculino e 4 feminino) apresentarão três katas cada a uma banca examinadora, que escolherá apenas um atleta do masculino e um do feminino para o Mundial.

Segundo o diretor técnico da Confederação Brasileira, Wladimir Romic, a seletiva será aberta ao público, “que terá oportunidade de ver de perto os melhores lutadores de caratê do Brasil, campeões mundiais pan-americanos e sul-americanos, um espetáculo imperdível”.


Leia mais sobre: caratê

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias