iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

18/09 - 10:26

Marroquina chefiará avaliação da candidatura do Rio para Jogos de 2016

Ex-atleta Nawal El Moutawakel já presidiu a Comissão de Avaliação dos Jogos de 2012, em Londres

EFE

PARIS (França) - A ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel presidirá a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que analisará as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016, entre as quais está o Rio de Janeiro.

Moutawakel já presidiu a Comissão de Avaliação dos Jogos de 2012 - que serão disputados em Londres e aos quais o Rio também se candidatou - e desde então seu papel no COI e na política de seu país ganhou importância.

Durante os recentes Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, Moutawakel foi nomeada membro do Comitê Executivo, o órgão governamental da instituição, e, a partir deste ano, assumiu também o Ministério de Esportes do Marrocos.

O belga Jacques Rogge, presidente do COI, anunciou hoje a composição da Comissão e enalteceu Moutawakel, sobre quem afirma em comunicado que, graças a sua experiência, "dará uma contribuição incalculável" ao trabalho de avaliação.

A marroquina, campeã dos 400 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, prometeu trabalhar de forma "transparente e neutra" ao avaliar o potencial das quatro candidatas, "todas elas altamente capazes", segundo Moutawakel.

Além da marroquina, farão parte da Comissão de Avaliação o taiuanês Ching-Kuo Wu, o britânico Craig Reedie, o francês Guy Drut, o egípcio Mounir Sabet, o ex-nadador russo Alexander Popov e a holandesa Els van Breda Vriesman, todos eles membros do COI.

Além destes, também integrarão a equipe o diretor do COI para os Jogos, o suíço Gilbert Felli, o representante paraolímpico australiano Gregory Hartung e um porta-voz dos comitês olímpicos nacionais a ser designado.

A eles se unirão uma série de analistas consultores que habitualmente trabalham com o COI nas várias áreas de organização dos Jogos: transporte, tecnologia, meio ambiente, etc.

A Comissão nomeada hoje analisará os relatórios de candidatura que deverão ser enviados pelas quatro cidades até 12 de fevereiro de 2009 e as visitarão "por volta ao segundo trimestre" deste ano, segundo o COI, antes de emitir um parecer.

A eleição para a sede dos Jogos de 2016 será realizada em 2 de outubro de 2009 em Copenhague. Concorrem com o Rio as cidades de Madri, Chicago e Tóquio. 


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias