iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

16/09 - 07:20

Brasileiros do atletismo ficam com ouro, prata e bronze
Terezinha Guilhermina e Lucas Prado foram responsáveis pelas mais importantes conquistas nacionais

Redação iG Esporte com agências

PEQUIM (China) - A brasileira Terezinha Guilhermina conquistou hoje a medalha de ouro na final dos 200 metros rasos na categoria T11 dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, com tempo de 25s14.

O Brasil também teve outra representante no pódio desta disputa, já que Jerusa Santos ficou com o bronze, ao conseguir completar a prova em 26s09. A prata foi para a chinesa Chunmiao Wu, que fez um tempo de 25s40.

O recorde mundial e paraolímpico da prova, de 24s99 e que não foi superado nestes Jogos, é da brasileira Adria Santos.

Esta já é a terceira medalha paraolímpica de Teresinha, uma vez que o bronze dos 800m rasos já tinha vindo em Atenas-2004 e, neste ano, ela faturou a prata nos 100m rasos.

No pódio, não faltou festa: com as duas bandeiras brasileiras esticadas, Chocolate, o guia de Terezinha na prova, brincou e comemorou sem esconder muita emoção no momento.

Masculino é ouro e prata
O brasileiro Lucas Prado venceu os 400 metros na classe T11 (deficientes visuais), e chegou à terceira medalha de ouro em Pequim, coroando um desempenho perfeito nos Jogos Paraolímpicos. Prado completou a prova desta terça-feira em 50s27, superando na final o angolano José Armando, recordista mundial, que cruzou em 50s44.

O ucraniano Oleksandr Ivaniukhin completou o pódio. Daniel Silva, outro brasileiro na disputa, fechou a raia na quarta posição, com 52s05

Antes de conquistar o ouro nos 400 metros, Prado conquistara os títulos paraolímpicos dos 100m e 200m, quebrando o recorde mundial em ambas as competições.

A única prova em que o brasileiro não subiu ao topo do pódio foi o revezamento 4x100 metros, nas categorias T11-T13. Depois de correr abaixo do recorde mundial nas eliminatórias, o Brasil foi desclassificado por irregularidade na passagem do bastão.

Porém, a equipe brasileira masculina do revezamento 4x100 metros nas categorias T42 a T46 não decepcionou. A equipe formada por André Luiz Oliveira, Yohansson Nascimento, Claudemir Santos e Alan Oliveira conquistou hoje a medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, com o tempo de 45s25.

O ouro foi para os americanos, que venceram a prova com o tempo de 42s75, e o bronze ficou com a Austrália, com 45s80, em competição no Estádio Olímpico da capital chinesa, conhecido como "Ninho de Pássaro".

A medalha foi a segunda de Yohansson em Pequim, depois do bronze nos 100 metros rasos, categoria T46.

* Com EFE e Agência Estado


Leia mais sobre: Terezinha Guilhermina Jerusa Santos Lucas Prado

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AFP

paraolimpiada teresinha

Alegria!
Perto do fim das competições paraolímpicas, o Brasil não "cansa" de faturar ouro

Topo
Contador de notícias