iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Mais Esportes

14/09 - 11:45

Olímpicos do judô confirmam favoritismo e vencem em Porto Alegre
Já o título por equipes ficou com a Sogipa, campeã pela primeira vez

Gazeta Esportiva

PORTO ALEGRE - Representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, os judocas João Derly e Mayra Aguiar confirmaram seu favoritismo na disputa do Troféu Brasil, na noite de sábado, em Porto Alegre (RS). Já os também olímpicos Érica de Souza, que não pode lutar na China por causa de uma lesão, e Denílson Lourenço acabaram surpreendidos na competição. O título por equipes ficou com a Sogipa, campeã pela primeira vez.

O Troféu também serviu para apurar atletas à primeira seletiva do Projeto Londres 2012, que acontecerá em novembro. “Fiquei contente de voltar a competir em casa depois de dois anos e poder ganhar diante de tantas pessoas que torcem sempre por mim.Conquistar uma medalha ajuda a definitivamente virar a página dos Jogos Olímpicos, ainda mais num Troféu Brasil com tantos atletas de alto nível', afirmou o leve Derly. Bicampeão mundial, ele não chegou ao pódio em Pequim. 'Agora é visualizar o ano de 2009, competir bem nas seletivas e garantir a vaga para o Campeonato Mundial, em setembro, na Holanda”.

Mayra, que também defende a equipe da casa, apontou o Troféu Brasil como uma ótima oportunidade de ganhar ritmo de luta para o Campeonato Mundial Júnior, que acontecerá em outubro na Tailândia. Mayra competiu no peso até 78kg. “É muito bom voltar a competir em casa e ser campeã, mesmo em uma categoria acima da minha. O objetivo aqui era ganhar ritmo de competição para o Campeonato Mundial Júnior, que é a minha prioridade”.

Já a meio-médio Erica e o ligeiro Lourenço foram desbancados. Os títulos em suas categorias ficaram com Natália Bordignon e Charles Chibana. Erica terminou com a prata e Lourenço, com o bronze.

Vice-campeão da Copa do Mundo de Belo Horizonte 2008, o carioca Leonardo Leite, mostrou que está em grande forma. Campeão no Sul, ele representará o país no Campeonato Mundial por equipes, em outubro, no Japão. Na decisão deste final de semana, ele venceu na final o medalhista olímpico Carlos Honorato.

“Todos os atletas importantes do país na categoria meio-pesado estavam aqui, com exceção do campeão mundial Luciano Correa. Foi, sem dúvida nenhuma, uma categoria muito forte. Cheguei a sofrer uma lesão há duas semanas e pensei que nem estaria aqui. Ter sido campeão foi ótimo! Para mim serviu como treino de luxo para o Campeonato Mundial por Equipes”, explica.

Neste domingo será realizada a seletiva para o Grand Prix Nacional de Judô 2008. Os clubes vencedores no masculino e feminino juntam-se às demais equipes pré-classificadas para o evento, que acontecerá em novembro e reunirá os 13 principais clubes de judô do país. O lançamento da competição acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 8 de novembro.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias