Tamanho do texto

Cidade receberá nesta quarta o maior evento de MMA do Brasil depois do UFC com mais de dez mil torcedores

Royler Gracie, Royce Gracie e Lyoto Machida marcam presença no Amazon Forest Combat
Rodrigo Farah/iG
Royler Gracie, Royce Gracie e Lyoto Machida marcam presença no Amazon Forest Combat
Os fãs de Manaus sempre estiveram entre os mais fanáticos do mundo das lutas. Agora, eles terão a chance de assistir ao primeiro megaevento de MMA da cidade. Nesta quarta-feira à noite, a capital do Amazonas sediará o Amazon Forest Combat (AFC), o maior torneio da modalidade já realizado no Brasil depois do UFC Rio .

Veja também: Manaus receberá UFC com expectativa de até 100 mil torcedores

Os números do AFC realmente impressionam. São esperados cerca de dez mil torcedores na Arena Amadeu Teixeira – quatro mil a menos que o UFC Rio. Além disso, os combates serão transmitidos para nada menos do que 150 países pela Record Internacional.

Paulão Filho e Satoshi Ishii farão uma das lutas mais aguardadas da noite
Rodrigo Farah/iG
Paulão Filho e Satoshi Ishii farão uma das lutas mais aguardadas da noite
“A finalidade era usar a marca da Amazônia para alavancar o evento. O mundo conhece e se interessa pela floresta. Isso e o card que montamos geraram grande sucesso e a procura por todos. Não pensávamos que cresceria a este ponto. Queríamos montar algo pequeno, mas tudo foi crescendo e chegamos até aqui”, comentou o organizador Marcelo Alex Nunes.

Confira ainda: Minotauro personifica Rocky Balboa brasileiro com redenção no UFC

Mas não são apenas nos números que o Amazon Forest Combat se aproxima do UFC Rio. O show contará com uma série de presenças ilustres ligadas ao maior torneio do mundo.

O árbitro principal das lutas será o brasileiro Mário Yamasaki, do UFC. O ringue usado será um octógono idêntico ao do torneio de Dana White. O sistema de luzes em cima das lutas, também. Além disso, estrelas como Lyoto Machida e Royce Gracie estão entre os convidados especiais.

Todos os olhares do MMA também se voltam para o evento devido à entrada efetiva do UFC na Amazônia em 2012. A maior entidade de lutas do mundo planeja sediar um de seus shows no sambódromo da cidade com expectativa de público recorde de até cem mil pessoas.

“É muito importante ver o crescimento do MMA e ver até aonde o esporte chegou. Está tudo bem arrumado e a festa da torcida deverá ser bem parecida a do UFC Rio”, ressaltou o meio-pesado Lyoto Machida.

O card será protagonizado pela despedida do veterano Royler Gracie. Aos 45 anos, o irmão de Royce e Rickson encara o japonês Masakatsu Ueda, considerado um dos dez melhores pesos galo do mundo, com a missão de encerrar a carreira no MMA em alta.

Outro combate de grande destaque acontece entre o brasileiro Paulo Filho e o japonês campeão olímpico do judô Satoshi Ishii. Uma vez considerado a maior revelação do MMA verde-amarelo, Paulo tenta acabar com a oscilação na carreira após suas duas últimas derrotas.

Royler Gracie, Royce Gracie e Lyoto Machida marcam presença no Amazon Forest Combat
Rodrigo Farah/iG
Royler Gracie, Royce Gracie e Lyoto Machida marcam presença no Amazon Forest Combat
Mas se depender do histórico do rival, o brasileiro terá grandes dificuldades. Medalhista de ouro em Pequim-2008, Satoshi Ishii vai ao ocotógono embalado por quatro vitórias seguidas e apenas uma controversa derrota em sua estreia. Além disso, ele conta com parceiros de treinos como Lyoto Machida e Anderson Silva.

O Amazon Forest Combat começa a ser disputado às 20h00 desta quarta-feira. As lutas serão transmitidas ao vivo na Record Internacional e no canal Combate (para o Brasil).

Confira os principais combates do card:

Royler Gracie x Masakatsu Ueda
Paulo Filho x Satoshi Ishii
Ronys Torres x Drew Ficket
Braga Neto x Maiquel Falcão
Jordam Smith x Karo Parisyan

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.