Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Zico, Luxemburgo e Dorival Júnior veem volta do futebol arte

Trio participou de um debate sobre o assunto durante o Footecon, fórum organizado por Parreira no Rio de Janeiro

Gazeta Esportiva |

Principal ídolo do Flamengo, Zico entrou para a história com seu toque refinado. Ao lado dos técnicos Vanderlei Luxemburgo, responsável por montar times com grande ímpeto ofensivo, e Dorival Júnior, ex-comandante de Ganso e Neymar no Santos, o Galinho vê uma volta do futebol arte.

"Acho que o carro chefe é a seleção brasileira e, pelo que vimos do Mano, é isso que ele quer. Quem ganha jogo é a arte, a qualidade e o talento. O futebol brasileiro sempre ganhou dessa forma e tomara que tenha sucesso. A seleção pode ser uma referência para os clubes perceberem que é mais importante fazer gols do que não tomá-los", afirmou.

O trio participou de um debate sobre o assunto durante o Footecon, fórum organizado por Carlos Alberto Parreira no Rio de Janeiro nesta terça-feira. Ao final do evento, Zico fez uma brincadeira. "Quando era criança, meu pai falava dos tempos dos cinco atacantes. Quero estar vivo para ver eles de volta aos times", afirmou, rindo.

Vanderlei Luxemburgo, técnico do ofensivo Palmeiras campeão paulista de 1996, também sente um cenário favorável à volta de um jogo mais plástico. "O que aconteceu nesse ano e no ano passado criou um momento nobre, do qual podemos tirar proveito em benefício do futebol brasileiro", declarou.

Dorival Júnior, por sua vez, enxerga cada vez mais adeptos do estilo. "Novos clubes estão começando a atuar de forma ofensiva. Nesse Brasileiro, desde o Fluminense, passando pelo São Paulo e até alguns times que lutaram para não cair usaram três atacantes. Isso está começando a ganhar corpo e precisamos nos readaptar", disse.

A mudança apontada pelo trio se consolida justamente após a Copa do Mundo de 2010. Na África do Sul, sem os jovens Ganso e Neymar, Dunga priorizou os resultados, escalou o volante Felipe Melo como titular e viu sua seleção cair diante da Holanda, nas oitavas de final.

Leia tudo sobre: futebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG