Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

"Zagallo foi o maior treinador de todos os tempos", diz Jairzinho

Ex-jogador acredita que inovações do 'Velho Lobo' nunca serão repetidas. Zagueiro relembra título de 68

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Entre muitos jogadores comandados pelo técnico Zagallo, que completa 80 anos nesta terça-feira, poucos podem falar com tanta propriedade sobre o 'Velho Lobo' quanto Jairzinho, ex-atacante que marcou época no Botafogo, Cruzeiro e seleção brasileira. Além de ter jogado ao lado de Zagallo no Botafogo, Jairzinho também conquistou títulos sendo treinado por ele no clube carioca e na seleção brasileira.

Por isso, ao falar de Zagallo, o 'Furacão da Copa de 70' não mede elogios. Para Jairzinho, o alagoano criado no Rio de Janeiro é o maior treinador de todos os tempos. "Sou privilegiado e premiado, pois joguei com um dos maiores jogadores do mundo, um ponta-esquerda incrível de imensa qualidade. Depois, convivi por mais 10 anos com o maior treinador de todos os tempos da história do futebol", disse Jairzinho, que faz questão de destacar os conhecimentos táticos do 'Velho Lobo'.

"Foi a pessoa mais conhecedora de esquemas táticos que já vi no meio. O que ele fez na Copa de 70 foi simplesmente juntar os cinco melhores camisas 10 do momento e fazer dar certo no mesmo time, fazer a equipe funcionar. O único técnico com tamanha audácia para isso. Ninguém terá coragem de fazer o que ele fez novamente", declarou o ex-jogador do Botafogo.

AE
Zagallo dá o pontapé inicial no Engenhão
Taça Brasil de 1968
Reconhecido recentemente como Campeonato Brasileiro pela CBF, a Taça Brasil de 1968 foi o primeiro título nacional do Botafogo. Com uma equipe que misturava jogadores experientes, como o goleiro Manga, o zagueiro Leônidas e o volante Gerson, e jovens promessas, como o ponta Paulo César Caju e o zagueiro Carlos Roberto, o Botafogo conseguiu o título sob o comando de Zagallo.

Para Carlos Roberto, além de ter 'bancado' a escalação de jovens promessas, Zagallo teve méritos por inovar os padrões táticos da época.

"O Zagallo treinava as categorias de base, então quando foi para o profissional, levou alguns jogadores. Ele teve coragem e competência para lançar os jovens naquele time de 1968. Foi o grande responsável por aquela conquista, além de inovar no esquema tático. Naquela época, o Botafogo já atraía o outro time para jogar no contra-ataque, dando velocidade e fazendo com que nossos jogadores tivessem espaço. Quase tudo usado atualmente, foi coisa do Zagallo", disse Carlos Roberto.

Fora das quatro linhas, o estilo 'boleiro' se misturava com cobrança e respeito. "O Zagallo tinha uma amizade grande com os jogadores, pois tinha sido jogador também, mas todos respeitavam muito. Nos treinamentos ele cobrava bastante do time. Ele era incrível, principalmente em decisões, quando conseguia tirar o máximo do time", declarou o ex-zagueiro do Botafogo.

AE
Zagallo dá o pontapé inicial no Engenhão
Homenagens do Botafogo
Após dar o pontapé inicial no clássico que terminou com goleada de 4 a 0 do Botafogo sobre o Vasco, no último domingo, Zagallo recebeu a notícia de que irá ser homenageado com uma estátua no setor Oeste do estádio Engenhão. O 'Velho Lobo' ficará ao lado de Jairzinho, Garrincha e Nilton Santos, que já tem suas estátuas na entrada do setor.

O atacante Loco Abreu, que marcou dois gols na partida, também destacou a homenagem para o treinador brasileiro. Ambos usam o número 13 para ter sorte. "É um orgulho o fato de termos o Zagallo como torcedor do Botafogo. Recebi muito apoio dele quando cheguei ao clube. É uma pessoa que conquistou Copas do Mundo, um vencedor. É fundamental termos uma pessoa como ele no clube, e um orgulho para nós"

Em abril deste ano, o tetracampeão foi anunciado embaixador do Botafogo nas divisões de base no Oriente Médio. Zagallo foi escolhido para o cargo por ter comandado a seleção do Kuwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita em diferentes momentos da carreira.

Leia tudo sobre: Zagalloseleção brasileiraCopa 2014Botafogo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG