Puyehue fica nos Andes e tem causado transtornos nos transportes envolvendo Brasil, Uruguai e Argentina

A Conmebol estuda adiar o primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América, entre Peñarol e Santos, que está marcado para a próxima quarta-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O "culpado" é o vulcão Puyehue , localizado na Cordilheira dos Andes, no Chile.

As cinzas expelidas pelo vulcão têm obrigado algumas companhias aéreas a cancelar voos em Buenos Aires, na Argentina, em Montevidéu, no Uruguai , e também no Paraguai.

Entre para a Torcida Virtual do Santos e convide seus amigos

 A entidade pode definir nesta sexta-feira a mudança da data dois jogos da final da competição continental. No entanto, a Conmebol avisou que o adiamento do jogo só acontecerá caso as erupções do vulcão aumentem. “Hoje não tem mudança nenhuma. Se piorar a situação, existe a possibilidade. Ainda vamos resolver. Se melhorar, não tem porque mudar”, disse o assessor de comunicação da Conmebol Nestor Benitez.

Vulcão Puyehue em atividade recente no Chile
AFP
Vulcão Puyehue em atividade recente no Chile



A diretoria santista esteve reunida na tarde desta quinta-feira para discutir um possível cancelamento de voo e armr um “plano B” para chegar a Montevidéu. Entretanto, o clube não acredita que a Conmebol adiará a partida por causa do vulcão Puyehue.

Os dirigentes santistas estudam fretar um avião para Montevidéu caso o voo comercial da deleção do Santos seja cancelado por causa do vulcão. Outra estratégia é chegar ao Uruguai por via terrestre, através do Rio Grande do Sul.

O meia Elano foi informado do possível adiamento da partida, mas preferiu brincar coma situação. "Acho que vão ter que ligar para o vulcão para ver se diminui aquela fumaça e a gente pode ir jogar lá normalmente. Temos cinco dias para o jogo, quase uma semana, e espero que tudo seja solucionado. Estamos nos preparados para a partida na semana que vem. Agora, não adianta eu falar sobre o jogo na próxima quarta, pois pode acontecer o adiamento", afirmou o camisa 8.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.