Camisa 2 do São Paulo é titular absoluto do time com o técnico Carpegiani, mas posição muda jogo a jogo

No elenco principal do São Paulo desde 2008, Jean teve participação ativa no último título brasileiro da equipe e, aos poucos, conquistou seu espaço como titular. Em 2010, foi o jogador de linha que mais atuou e, entre todo o elenco, ficou atrás apenas de Rogério Ceni. Mas foi agora, em 2011, que ele conquistou de vez o status de titular absoluto.

O técnico Paulo César Carpegiani já afirmou mais de uma vez que gostaria de contar com “dois Jeans” no seu grupo, para utilizar um como lateral-direito e outro como volante. E é justamente essa versatilidade o que mais vem chamando a atenção em relação ao atleta. Atualmente, até a imprensa fica na dúvida: volante, lateral, ala. Afinal, qual é a posição de Jean?

A resposta, ao que parece, pode simplesmente não existir. Depois que passou a jogar como lateral-direito, Jean chegou a pensar em migrar de vez para a posição, vendo ali até uma possibilidade de chegar à seleção brasileira. Mas hoje, com Carpegiani alternando o sistema de jogo entre o 4-4-2 e o 3-5-2, nem ele arrisca dizer qual é sua posição de fato.

“Claro que a gente sempre quer ter a nossa posição definida. É difícil ver um jogador que não tenha posição. Às vezes você joga de lateral, mas sabe que é volante. Ou pode jogar de meia, mas sabe que é atacante. Mas se tiver que ser assim na minha carreira inteira vai ser, não tem problema nenhum. Estou adaptado como lateral ou como volante”, afirmou.

Para o jogo de sábado contra o São Caetano, Jean só está descartado no meio de campo. Caso Carpegiani opte pelo 3-5-2, ele será ala. Se escolher o 4-4-2, lateral. Mas esse status de intocável no lado direito não impedem o jogador de elogiar seu único concorrente, Edson Ramos, que ainda não estreou pelo São Paulo.

“Ele tem total condição de jogar, não tenha dúvida nenhuma. Conhece a posição até mais do que eu, porque já trabalhou ali por muito tempo. Mas quem decide é o Carpegiani, não adianta eu falar aqui e passar por cima da autoridade. Cabe a mim apenas me preocupar com o meu trabalho e dar o meu melhor”, disse.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.