Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Veja destaques dos estaduais que ainda podem reforçar o seu time

Clubes da primeira divisão brasileira podem ir atrás de reforços pouco conhecidos em equipes menores

Allan Brito, iG São Paulo |

Futura Press
Renatinho, da Ponte Preta, foi um dos melhores do Paulistão, mas segue no time de Campinas
Já encerrados, os principais campeonatos estaduais do Brasil têm cumprido uma de suas principais funções: destacar jogadores de qualidade que podem reforçar os times do Campeonato Brasileiro de 2011 , competição que começa neste sábado. Alguns times se apressaram e já contrataram diversos destaques de clubes pequenos. Mas ainda existem boas opções disponíveis que podem pintar no seu time durante o Brasileirão.

A tática de tentar garimpar talentos escondidos em times menores durante os estaduais é antiga, mas ultimamente tem dado mais certo do que nunca. Vale lembrar, por exemplo, o sucesso que o Corinthians conseguiu ao tirar Elias da Ponte Preta após o Campeonato Paulista de 2008. O volante logo virou titular e só foi vendido no final de 2010, por R$ 15,7 milhões de reais, para Atlético de Madri-ESP.

Aliás, juntamente com o Fluminense, o Corinthians mostrou, durante a temporada passada, como é importante se reforçar com destaques dos estaduais. No final do ano, os dois brigaram pelo título do Campeonato Brasileiro e tinham atletas com esses perfis em seus elencos. A equipe paulista usou Ralf (ex-Grêmio Barueri) e Paulinho (ex-Bragantino) em sua campanha. Já o Flu contou com Gum (ex-Ponte Preta), Carlinhos e Rodriguinho (ambos ex-Santo André) para ser campeão nacional.

Mas não é só Campeonato Paulista que destaca talentos para os times grandes de futebol brasileiro. Em 2011, o Gaúcho e o Carioca despontam como outras importantes fontes de talentos. As equipes já estão de olho e buscam no mercado da bola quem poderá reforçá-las. O iG fez um levantamento e listou quais foram os destaques dos principais campeonatos estaduais pelo Brasil. Veja abaixo:

Campeonato Paulista
O novo regulamento da competição permitiu que oito times disputassem a segunda fase. Além dos quatro grandes, foram exatamente os outros quatro times que mais apontaram destaques individuais.

O Oeste, por exemplo, foi campeão do Troféu do Interior com jogadores que já estão nas pautas dos grandes times paulistas. O lateral-esquerdo Fernandinho ainda negocia, enquanto o meia Roger foi para o Santos e o atacante Fábio Santos para o Avaí.

Gazeta Press
Oeste foi campeão do interior paulista e revelou jogadores para times da primeira divisão nacional

Já na Ponte Preta quem chamou a atenção foi o meia-atacante Renatinho, um canhoto habilidoso que joga pelas pontas do campo. Ele pertence ao Coritiba e está emprestado até o final do ano, mas ainda pode sair da equipe de Campinas caso algum time grande se disponha a comprá-lo.

Entre Portuguesa e Mirassol, os outros classificados para a segunda fase, os destaques já estão em fase avançada de negociações com outros times. O centroavante Jael, da equipe da capital, e o meia-atacante Marcelinho, que pertence ao Corinthians, são alguns dos poucos destaques que ainda estão disponíveis. À parte os quatro classificados, há ainda Eduardo, do São Caetano, jogador que fez cinco gols na goleada do seu time contra o São Bernardo, por 6 a 1.

AE
Gustavo, ex-Boavista, já foi para o Flamengo, mas o time de Saquarema teve outros destaques
Campeonato Carioca
Os times pequenos surpreenderam no estadual do Rio de Janeiro. O Boavista chegou a disputar a final da Taça Guanabara e o Olaria foi semifinalista da Taça Rio. Portanto, era inevitável que os destaques dessas equipes chamassem a atenção dos times grandes. O Flamengo inclusive já contratou Gustavo, zagueiro que acumulou boas atuações pelo Boavista.

Além dele, outros que se destacaram, mas ainda estão disponíveis, são o goleiro Thiago e o atacante Frontini. No Olaria os holofotes foram para o meia Renan Silva e para o atacante Felipe, que foram fundamentais na surpreendente campanha do time no segundo turno e devem aparecer em times grandes em breve.

Porém, é possível encontrar destaques até mesmo em times que não surpreenderam, como o Nova Iguaçu, que tinha um time recheado de jovens, como os atacantes Maycon e William Barbio, que deram trabalho para os times grandes no Carioca.

Campeonato Gaúcho
Nem todos são jovens, mas o campeonato estadual do Rio Grande do Sul trouxe à tona destaques que ainda podem reforçar os times do Brasileirão. O Cruzeiro-RS e o São José são os times com os principais nomes. No primeiro há, por exemplo, o goleiro Fábio, que se destacou principalmente em jogos contra a dupla Gre-Nal. Seus companheiros Diego Torres e Jô, meia e atacante, respectivamente, também são boas dicas de contratações.

No São José há também um goleiro, o jovem Tiago Volpi, além do lateral-direito Sueliton, que foi eleito o melhor jogador da posição no Campeonato Gaúcho. Há ainda Chiquinho, que é um caso à parte. Ex-lateral-esquerdo de Inter e Palmeiras, ele tem atuado como meia-atacante e fez sucesso no estadual. Há ainda o lateral-direito Alisson, do Caxias, que pode ir para o Internacional.

Campeonato Mineiro

Gazeta Press
O argentino Matías Palermo foi uma das principais surpresas do Campeonato Mineiro de 2011

Em 2011, o estadual de Minas Gerais teve menos destaques em times pequenos. Mas ainda assim existem talentos que viveram boas fases no primeiro semestre e pelo menos por enquanto estão disponíveis, como Rodrigo, goleiro do Tupi.

Mas no quesito novidade nenhum deles supera o meia-atacante argentino Matias Palermo, do Villa Nova. O jogador, que já teve uma passagem apagada pelo Vasco, foi uma surpresa do Campeonato Mineiro. Após chegar em Nova Lima como um desconhecido, tornou-se o principal jogador da equipe.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG