Ano não começou muito bem para Alemanha, Portugal, Itália e Inglaterra. Enquanto isso, França, Espanha e Holanda estão bem encaminhadas

Começou o ano de 2012 para as seleções da Europa, que entraram em campo nesta semana para disputa de amistosos. E esses jogos, até o mês de junho, servirão principalmente como testes e preparação para a Eurocopa , torneio que será realizado em conjunto por Ucrânia e Polônia.

E MAIS:  Ribéry vê Espanha, Holanda e Alemanha como favoritas na Eurocopa

Nesta temporada, pelo menos sete equipes devem chegar em condições de levantar o troféu da competição. Cada uma delas, porém, em momentos distintos. Espanha , Holanda e França começaram o ano embaladas, enquanto Alemanha e Portugal derraparam e precisam melhorar. Já Inglaterra e Itália ligaram o sinal de alerta para não fazer feio na Euro.

SORTEIO:  Grupos da Euro 2012 terão Espanha x Itália e Alemanha x Holanda

Confira abaixo um balanço de como andam esses principais candidatos ao título europeu. Para isso, o iG criou três categorias para classificar as seleções.

BEM ENCAMINHADAS

Espanha fez 5 a 0 na Venezuela
AP
Espanha fez 5 a 0 na Venezuela
ESPANHA
A atual campeã mundial e europeia começou o ano com uma sonora goleada diante da Venezuela em amistoso realizado em casa - 5 a 0. A base da equipe é a mesma que vem brilhando nos últimos anos, com as boas fases de Xavi, Iniesta e Fàbregas, todos do Barcelona, e David Silva, grande nome do Manchester City no Campeonato Inglês.

E MAIS: Espanha confirma o favoritismo e goleia a Venezuela em amistoso

Até a Eurocopa, a "Fúria" ainda tem um amistoso agendado contra a China, no começo do mês de junho. A campanha nas eliminatórias foi perfeita, com oito vitórias em oito jogos disputados - o time fez 26 gols e sofreu apenas seis. 

Robben marcou dois contra a Inglaterra
AP
Robben marcou dois contra a Inglaterra
HOLANDA
O começo de ano da vice-campeã mundial é promissor. O time foi até Wembley, em Londres, e venceu a Inglaterra por 3 a 2, com boa atuação de Robben, uma das principais esperanças da equipe. Na frente, a aposta é nos gols de Huntelaar, que já anotou 36 tentos em 40 jogos pela sua equipe, o Schalke, nesta temporada.

LEIA TAMBÉM: Jogaço em Londres termina com vitória da Holanda sobre a Inglaterra

A "Laranja Mecânica" terá mais três amistosos até a Euro para ajeitar a equipe, contra Bulgária, Eslováquia e Irlanda do Norte, todos diante da torcida. Nas eliminatórias, os holandeses disputaram dez partidas, venceram nove e perderam apenas uma vez. 

Malouda marcou contra a Alemanha
AP
Malouda marcou contra a Alemanha
FRANÇA
Renovação é a palavra de ordem nos "Bleus". E vem dando certo, já que o time não perde há 18 partidas. No primeiro jogo do ano, vitória incontestável diante da Alemanha, fora de casa, por 2 a 1. A boa fase de Benzema no Real Madrid e os novos nomes que surgiram recentemente, como os ligeiros Giroud e Valbuena, se juntam às sólidas atuações de Debuchy e Mexes no sistema defensivo.

VEJA MAIS: Mesmo fora de casa, França se impõe e derrota a favorita Alemanha

Até a Euro, os franceses jogam três amistosos em casa, contra Islândia, Sérvia e Estônia. É a chance dos novos talentos se firmarem e confirmarem a equipe como uma das favoritas na competição. Nas eliminatórias, o time ainda estava em processo de formação e teve períodos turbulentos. Foram seis vitórias, três empates e uma derrota.

SINAL DE ALERTA LIGADO

Klose segue como titular da Alemanha
Getty Images
Klose segue como titular da Alemanha
ALEMANHA
Desde a Copa de 2010, a "Nationalelf" vem sendo considerada a seleção que mais joga bonito no mundo. Mas começou o ano com derrota em casa, contra a França. O time titular é muito bom, com Özil, Schweinsteiger, Lahm e Klose formando a base. Mas a defesa ainda é instável, jovem e bastante contestada, principalmente no miolo de zaga. A inexperiência pode pesar.

BLOG DO ALEMÃO: Desfalques pesam e Alemanha joga mal contra os franceses

Procurando solução para esses problemas, o técnico Joachim Löw ainda terá dois amistosos antes da Euro, contra Suíça, fora de casa, e Israel, diante da torcida. Nas eliminatórias, ótima campanha com dez vitórias em dez jogos disputados.

Cristiano Ronaldo em ação por Portugal
AP
Cristiano Ronaldo em ação por Portugal
PORTUGAL
Time que tem Cristiano Ronaldo e Nani pode ser considerado favorito? Pode, mas ainda falta um conjunto melhor para seleção lusa tentar conquistar o título da Euro pela primeira vez na sua história. Só dois jogadores acima da média não fazem milagre. Abrindo o ano, o time não passou de um empate sem gols diante da Polônia, fora de casa.

Leia as últimas de futebol português

O amistoso contra a Macedônia, em maio, é o único teste antes da Euro que os portugueses terão para buscar essa composição perfeita da equipe. E o time penou para chegar à fase final competição. Nas eliminatórias, ficou em 2º no seu grupo, atrás da Dinamarca, e só conseguiu a vaga depois de passar pela Bósnia, na repescagem.

MAL DAS PERNAS

Derrota italiana no começo do ano
AP
Derrota italiana no começo do ano
ITÁLIA
A tradicional "Azzurra" não anda lá muito inspirada. Começou 2012 com derrota em casa contra os Estados Unidos, 1 a 0, repetindo a partida ruim que fez no último amistoso de 2011, quando, também diante da torcida, perdeu do Uruguai pelo mesmo placar. A defesa continua forte, como sempre aconteceu, mas o ataque é uma incógnita. Matri e Giovinco estão em vantagem por uma vaga no time titular, mas não inspiram a menor confiança aos torcedores italianos.

E MAIS: EUA surpreendem e vencem a Itália na cidade de Gênova

Antes da Euro, a Itália ainda terá um difícil amistoso contra a Rússia, também classificada para a competição. Só um jogo para encontrar a formação ideal é pouco, até porque a estreia será contra a favoritíssima Espanha. Nas eliminatórias, o time do técnico Cesare Prandelli não foi derrotado - oito vitórias e dois empates.

Saída de Capello instalou a crise na Inglaterra
AFP
Saída de Capello instalou a crise na Inglaterra
INGLATERRA
Tudo caminhava bem para o "English Team", quando uma recente crise estourou na equipe, culminando na demissão do técnico Fabio Capello . E aí tudo piorou. Ainda sem treinador definido, o time iniciou o ano da Eurocopa com derrota em casa contra a Holanda. As inúmeras polêmicas que rondam o time inglês podem ser determinantes para o fracasso no torneio.

VEJA TAMBÉM: Técnico interino assume a vaga de Capello. Por enquanto

Até lá, os ingleses terão dois amistosos, contra Noruega e Bélgica, para tentar superar as desconfianças e chegarem embalados, apesar de ser bem difícil às vésperas da competição. A campanha nas eliminatórias, pelo menos, foi considerada boa - nos oito jogos, cinco vitórias e três empates.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.