enhanced by Google
 

Veja as dez contratações mais caras do futebol europeu em janeiro

Times ingleses protagonizaram as principais transferências durante o último mês no Velho Continente

Allan Brito, iG São Paulo | 01/02/2011 12:46

Compartilhar:

A partir dessa terça-feira, os times do futebol europeu não podem mais reforçar seus elencos para a atual temporada. Mas o mês de janeiro foi bastante utilizado pelos times do Velho Continente para negociações. A última abertura do mercado da bola esteve mais agitado do que de costume e mais uma vez a Inglaterra foi o país que trouxe as principais novidades: as seis compras mais caras da Europa foram feitas por times da Premier League.

A ida de Fernando Torres do Liverpool para o Chelsea quebrou recordes, mas não foi só ela que chamou a atenção na Inglaterra. As negociações dos também atacantes Andy Carroll, Edin Dzeko, Luis Suaréz e Darren Bent também se destacaram. Entre eles, na lista dos jogadores mais caros, aparece também a transferência de David Luiz, zagueiro ex-Benfica e da seleção brasileira, que agora vai defender o Chelsea.

Para quebrar essa hegemonia inglesa, o futebol italiano aparece no ranking com as contratações de Andrea Ranocchia e Giampaolo Pazzini feitas pela Internazionale. Aliás, vale o destaque também para uma interessante disputa entre Milan e Inter. Os rivais fizeram uma intensa corrida por reforços e até contrataram jogadores de posições semelhantes, como zagueiros, laterais-esquerdos, volantes e atacantes.

Já na Espanha e na Alemanha, outros grandes centros do futebol internacional, as movimentações foram mais discretas. Barcelona e Real Madrid, por exemplo, contrataram apenas um jogador cada (Afellay e Adebayor, respectivamente), apontando uma tendência predominante entre os outros principais times do Campeonato Espanhol. Já na Bundesliga as grandes equipes até contrataram em maior quantidade, mas investiram valores baixos nessas negociações.

Uma das exceções no Campeonato Alemão foi um brasileiro: Luiz Gustavo, que saiu do Hoffenheim para o Bayern de Munique por 15 milhões de euros. Além dele e do já citado David Luiz, o jovem Giuliano foi o outro brasileiro presente entre as dez contratações mais caras do futebol europeu em janeiro. Veja a lista completa, sempre com o valor aproximado em euros:

Foto: Site

Torres é o novo camisa 9 do Chelsea

Quem? Fernando Torres
Posição? atacante
Saiu de onde? Liverpool-ING
Foi pra onde? Chelsea-ING
Por quanto? 58 milhões de euros

A contratação do espanhol só foi fechada no último dia da janela de transferências do inverno europeu, mas quebrou recordes na Inglaterra e se tornou a sexta transferência mais cara da história do futebol. Agora ele vai vestir a camisa 9 do time londrino e tentará recolocar o Chelsea entre os favoritos para os títulos do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões

 

 

 

Foto: Getty Images Ampliar

Carroll tem sido convocado para a seleção inglesa

Quem? Andy Carroll
Posição? atacante
Saiu de onde? Newcastle-ING
Foi pra onde? Liverpool-ING
Por quanto? 40 milhões de euros

Foi outro negócio anunciado apenas em cima da hora. O inglês chega para substituir Fernando Torres após se destacar no primeiro semestre do Campeonato Inglês - ele marcou 11 gols até agora na competição.

 

 

 

Foto: AFP Ampliar

Dzeko herdou a camisa 10 que já foi de Robinho

Quem? Edin Dzeko
Posição? atacante
Saiu de onde? Wolfsburg-ALE
Foi pra onde? Manchester City-ING
Por quanto? 37 milhões de euros

O bósnio foi um dos principais jogadores do título do modesto Wolfsburg no Campeonato Alemão de 2009 e, desde então, virou um dos alvos do milionário Manchester City. Ele já estreou e até marcou um gol pelo time.

 

 

 

Foto: Reprodução

Luís Suarez tentará tirar o Liverpool da má fase

Quem? Luis Suárez
Posição? atacante
Saiu de onde? Ajax-HOL
Foi pra onde? Liverpool-ING
Por quanto? 26,5 milhões de euros

O uruguaio já vinha se destacando no futebol holandês até ir para a Copa do Mundo e participar da surpreendente campanha do seu país na África do Sul, em 2010. Agora chega ao Liverpool para ajudar Carroll na missão de substituir Fernando Torres.

 

 

Foto: Getty Images Ampliar

David Luiz tem sido titular da seleção brasileira

Quem? David Luiz
Posição? zagueiro
Saiu de onde? Benfica-POR
Foi pra onde? Chelsea-ING
Por quanto? 25 milhões de euros e mais Nemanja Matić

O ex-zagueiro do Benfica foi campeão português na última temporada europeia e tem sido titular da seleção brasileira. Sua valorização fez com que o Chelsea gastasse para contratá-lo, principalmente por causa da lesão de outro brasileiro, Alex, que era o titular da posição no início da temporada.

 

 

Foto: AFP Ampliar

Bent já fez gol pelo Aston Villa

Quem? Darren Bent
Posição? atacante
Saiu de onde? Sunderland-ING
Foi pra onde? Aston Villa-ING
Por quanto? 21 milhões de euros

Enquanto o Sunderland fazia sucesso e surpreendia na atual temporada do Campeonato Inglês, o Aston Villa chegou a temer o rebaixamento. Como o risco da queda ainda existe, o time resolveu investir para contratar um atacante que está em grande fase.

 

 

 

Foto: AFP Ampliar

Luiz Gustavo fez sua carreira na Alemanha

Quem? Luiz Gustavo
Posição? volante
Saiu de onde? Hoffenheim-ALE
Foi pra onde? Bayern de Munique-ALE
Por quanto? 15 milhões de euros

A cara contratação do volante brasileiro gerou polêmica na Alemanha: com seu nome em destaque, Luiz Gustavo passou a ser cogitado até na seleção alemã, mas a ideia encontrou forte resistência no país até agora.

 

 

 

Foto: Getty Images Ampliar

Ranocchia foi apresentado por Leonardo na Inter

Quem? Andrea Ranocchia
Posição? zagueiro
Saiu de onde? Genoa-ITA
Foi pra onde? Internazionale-ITA
Por quanto? 12,5 milhões de euros

O zagueiro de apenas 22 anos é uma das principais promessas do futebol italiano e por isso custou caro para a Inter, que agora tem uma opção a mais na defesa, além de Lúcio, Samuel e Córdoba.

 

 

 

 

Foto: AP Ampliar

A estreia de Pazzini foi decisiva

Quem? Giampaolo Pazzini
Posição? atacante
Saiu de onde? Sampdoria-ITA
Foi pra onde? Inter de Milão-ITA
Por quanto? 12 milhões de euros e mais Biabiany

O custo-benefício de Pazzini foi confirmado de forma incrivelmente rápida: em sua estreia, ele marcou dois gols e ainda sofreu um pênalti, decidindo a vitória da Inter contra o Palermo.

 

 

 

Foto: Reprodução

Giuliano foi apresentado ao lado do ganês Inkoom

Quem? Giuliano
Posição? meia
Saiu de onde? Internacional
Foi pra onde? Dnipro-UCR
Por quanto? 10 milhões de euros

Depois de decidir a Copa Libertadores de 2010 para o Inter, Giuliano ficou valorizado e, mesmo sendo reserva várias vezes durante o ano passado, foi negociado com o desconhecido time ucraniano por um alto valor.
 

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo