Equipe carioca, que terá a volta do zagueiro Dedé, pode se igular em pontos ao São Paulo, que lidera

Exatamente três meses depois de ter conquistado o título da Copa do Brasil , o Vasco reencontra o Coritiba , seu rival naquela final, nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), em São Januário. Se naquela ocasião era muito difícil prever quem seria o vencedor, neste duelo o favoritismo é do time carioca, que soma 38 pontos e aparece na quarta colocação, lutando pela conquista de mais uma taça do Campeonato Brasileiro . Já o Coritiba vem patinando na competição e, com 29 pontos, na nona posição, está longe da disputa pelo título.

Siga o iG Vasco no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

No último fim de semana, porém, apesar dos momentos distintos, os torcedores das duas equipes trocaram os papéis. Os vascaínos penaram com uma goleada de 4 a 1 para o América-MG , figurinha carimbada da zona de rebaixamento. Já o Coritiba bateu o Corinthians por 1 a 0 , dando demonstração de força. Será a terceira partida de Cristóvão à frente da equipe desde que Ricardo Gomes sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico no empate com o Flamengo, dia 28.

De volta da seleção brasileira , o zagueiro Dedé terá a companhia de Renato Silva , que assume de vez a posição após a transferência de Anderson Martins para o Al-Jaish, do Catar. Quem está motivado para este compromisso é o volante Rômulo . Convocado pelo técnico Mano Menezes para os jogos com a Argentina, dias 14 e 28 de setembro . Com idade olímpica, o jogador, "queridinho" de Ricardo Gomes desde o começo temporada, jamais esteve ameaçado de perder a posição.

Entre para a Torcida Virtual de Vasco ou Coritiba e convide seus amigos

Titular absoluto num meio de campo com nomes badalados como Eduardo Costa, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza, Rômulo passou a acreditar na chance de integrar a lista de Mano quando soube que o treinador chamaria somente atletas em atividade no Brasil.

Porém, no momento em que soube da convocação, custou a acreditar. "Isso vai ficar marcado na minha vida. Vieram me dar os parabéns, eu disse que meu aniversário era somente dia 19 (de setembro). E aí eles disseram que eu tinha sido convocado. Acho que a ficha ainda não caiu", conta Rômulo.

Relembre o drama da doença de Ricardo Gomes

Substituído no segundo tempo, domingo, Juninho Pernambucano quer suportar os 90 minutos contra o Coritiba. O preparador físico Rodrigo Poletto assegura que o meia terá condições de suportar toda a partida. No ataque, mais uma vez Elton atuará ao lado de Eder Luis. Alecsandro, ex-dono da posição, fica no banco de reserva.

Se o Vasco faz questão de lembrar do último triunfo do Coritiba, também faz questão de esquecer a goleada sofrida pelo América, tratada no clube como um acidente de percurso.

"Foi um acidente de percurso. Serve de alerta. Nós vivemos um dia daqueles em que a equipe joga muito abaixo do que pode. E ainda pegamos uma tarde feliz do América. Mas, com certeza, foi um acidente de percurso. Continuamos bem colocados e, se conseguirmos uma vitória na próxima partida, vamos continuar bem na tabela", declarou Cristóvão Borges.

Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

Pelo lado do Coritiba um fator que pode empurrar o time é a vitória diante do líder Corinthians, no último final de semana, e a possibilidade de embalar na classificação, começando a visualizar, ainda que ao longe, os líderes.

O técnico Marcelo Oliveira não deve contar o zagueiro Jéci, que sentiu uma lesão e será reavaliado momentos antes da partida. Seu companheiro de zaga, Émerson, terá que cumprir suspensão automática e está fora do jogo. Com isso, Demerson e Pereira formariam a nova dupla, mudança que pode acarretar em alguns ajustes. No meio-campo, Léo Gago disputa lugar com William, que por ter mais poder de marcação, poderia suprir a falta de entrosamento da defesa. No ataque, Bill está de volta.

O comandante coxa-branca espera obter uma sequência de bons resultados, sempre com uma vaga na Libertadores da América em mente. "Agora a gente tem que jogar contra o Vasco que é um time que está bem colocado na tabela e a gente buscando o nosso espaço e a gente buscando nosso espaço então é um jogo importante e decisivo para as nossas pretensões no campeonato de estar pontuando", concluiu.

FICHA TÉCNICA - VASCO X CORITIBA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de setembro de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Assistentes: Marcia Caetano (Fifa-RO) e Claudemir Maffessoni (SC)

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Renato Silva, Dedé e Julinho; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Elton
Técnico: Cristóvão Borges

CORITIBA: Vanderlei; Jonas, Demerson (Jéci), Pereira e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago (Willian), Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

*Com Agências

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.